Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: A ESCOLA POLIVALENTE EMIDIO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE E A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO SECUNDÁRIO E O PROFISSIONAL 91977-1995).

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta perfil dos professores que atuaram na Escola Emídio Cavalcanti de Albuquerque, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, no período de 1977 a 1995. A escola foi fundada em 1976 como um ginásio orientado para o trabalho, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1.º e 2.º graus (Lei n.º 5692/71). A expansão do ensino secundário público em Pernambuco, a partir da década de 1950, está relacionada a uma série de mudanças sociais e econômicas ocorridas no Brasil nesse período. O crescimento das cidades e o intenso processo de urbanização, especialmente na capital Recife, passaram a exigir a criação de escolas de ensino secundário para atender a uma demanda crescente por educação. A expansão desses cursos passou a demandar a contratação de professores. Verificou-se que a maioria dos professores era qualificada. Na época, os professores qualificados eram aqueles que não possuíam curso de licenciatura, mas tinham cursos de aperfeiçoamento nas áreas em que lecionavam, situação presente na maioria dos professores da Escola Polivalente Emídio Cavalcanti de Albuquerque. O provimento do cargo de professor obedecia a legislação em vigor e o corpo docente era constituído por professores habilitados e eram exigidos documentos legais a todos eles, bem como a admissão de professores contratados para ministrar aulas seria realizada por meio do diretor, mediante aprovação do Departamento de 1.º grau e de acordo com as normas expedidas pela Secretaria da Educação. No entanto, essa não foi a realidade identificada no cruzamento de dados, uma vez que nesse período os professores trabalhavam apenas com cursos de aperfeiçoamento e, em alguns casos, apenas com o curso ginasial, sem a complementação pedagógica exigida.

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