A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132548 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4878 "inscrito_id" => 6119 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho explora a relevância da incorporação da cultura no ensino de inglês como língua adicional, destacando os benefícios da valorização da cultura nativa dos alunos para prepará-los para interações em contextos multiculturais. O ensino de uma língua adicional transcende a mera transmissão de aspectos gramaticais e lexicais; envolve a integração de elementos culturais essenciais para a compreensão e comunicação eficaz. Em ambientes onde os alunos compartilham a mesma cultura, a inclusão de referências culturais locais pode tornar o aprendizado mais significativo (Jenkins, 2010). Já em contextos com estudantes de origens variadas, é essencial que os professores desenvolvam uma compreensão ampla de múltiplas culturas para promover um ambiente inclusivo. Araujo Portugal (2021) reforça que a competência intercultural permite que os aprendizes compreendam não apenas a cultura do idioma-alvo, mas também reflitam sobre sua própria cultura em um processo de negociação de significados. Além disso, Baker (2022) argumenta que a competência transcultural no ensino de línguas permite que os alunos desenvolvam consciência crítica sobre os diferentes contextos sociais e comunicativos nos quais a língua é usada. De Rossi (2017) define cultura como um conjunto abrangente de fatores que incluem religião, alimentação, vestimenta, normas sociais e interações cotidianas. No ensino de inglês como língua adicional, a falta de consciência cultural pode levar a mal-entendidos e dificuldades na adaptação dos alunos a diferentes contextos socioculturais. Como apontado por Li (2024), a integração da competência intercultural no ensino de inglês, especialmente por meio de abordagens digitais, facilita a exposição dos alunos a realidades culturais diversas, preparando-os melhor para a comunicação eficaz em um mundo globalizado. Este estudo também aborda estratégias práticas para integrar a cultura no ensino de inglês, como o uso de textos, vídeos e debates em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6119_TB4878_06042025090256.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA THIAGO PONTES" "autor_nome_curto" => "RENATA Thiago" "autor_email" => "renata.s.thiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132548 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4878 "inscrito_id" => 6119 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho explora a relevância da incorporação da cultura no ensino de inglês como língua adicional, destacando os benefícios da valorização da cultura nativa dos alunos para prepará-los para interações em contextos multiculturais. O ensino de uma língua adicional transcende a mera transmissão de aspectos gramaticais e lexicais; envolve a integração de elementos culturais essenciais para a compreensão e comunicação eficaz. Em ambientes onde os alunos compartilham a mesma cultura, a inclusão de referências culturais locais pode tornar o aprendizado mais significativo (Jenkins, 2010). Já em contextos com estudantes de origens variadas, é essencial que os professores desenvolvam uma compreensão ampla de múltiplas culturas para promover um ambiente inclusivo. Araujo Portugal (2021) reforça que a competência intercultural permite que os aprendizes compreendam não apenas a cultura do idioma-alvo, mas também reflitam sobre sua própria cultura em um processo de negociação de significados. Além disso, Baker (2022) argumenta que a competência transcultural no ensino de línguas permite que os alunos desenvolvam consciência crítica sobre os diferentes contextos sociais e comunicativos nos quais a língua é usada. De Rossi (2017) define cultura como um conjunto abrangente de fatores que incluem religião, alimentação, vestimenta, normas sociais e interações cotidianas. No ensino de inglês como língua adicional, a falta de consciência cultural pode levar a mal-entendidos e dificuldades na adaptação dos alunos a diferentes contextos socioculturais. Como apontado por Li (2024), a integração da competência intercultural no ensino de inglês, especialmente por meio de abordagens digitais, facilita a exposição dos alunos a realidades culturais diversas, preparando-os melhor para a comunicação eficaz em um mundo globalizado. Este estudo também aborda estratégias práticas para integrar a cultura no ensino de inglês, como o uso de textos, vídeos e debates em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6119_TB4878_06042025090256.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA THIAGO PONTES" "autor_nome_curto" => "RENATA Thiago" "autor_email" => "renata.s.thiago@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }