Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132548
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4878
    "inscrito_id" => 6119
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este trabalho explora a relevância da incorporação da cultura no ensino de inglês como língua adicional, destacando os benefícios da valorização da cultura nativa dos alunos para prepará-los para interações em contextos multiculturais. O ensino de uma língua adicional transcende a mera transmissão de aspectos gramaticais e lexicais; envolve a integração de elementos culturais essenciais para a compreensão e comunicação eficaz. Em ambientes onde os alunos compartilham a mesma cultura, a inclusão de referências culturais locais pode tornar o aprendizado mais significativo (Jenkins, 2010). Já em contextos com estudantes de origens variadas, é essencial que os professores desenvolvam uma compreensão ampla de múltiplas culturas para promover um ambiente inclusivo. Araujo Portugal (2021) reforça que a competência intercultural permite que os aprendizes compreendam não apenas a cultura do idioma-alvo, mas também reflitam sobre sua própria cultura em um processo de negociação de significados. Além disso, Baker (2022) argumenta que a competência transcultural no ensino de línguas permite que os alunos desenvolvam consciência crítica sobre os diferentes contextos sociais e comunicativos nos quais a língua é usada. De Rossi (2017) define cultura como um conjunto abrangente de fatores que incluem religião, alimentação, vestimenta, normas sociais e interações cotidianas. No ensino de inglês como língua adicional, a falta de consciência cultural pode levar a mal-entendidos e dificuldades na adaptação dos alunos a diferentes contextos socioculturais. Como apontado por Li (2024), a integração da competência intercultural no ensino de inglês, especialmente por meio de abordagens digitais, facilita a exposição dos alunos a realidades culturais diversas, preparando-os melhor para a comunicação eficaz em um mundo globalizado. Este estudo também aborda estratégias práticas para integrar a cultura no ensino de inglês, como o uso de textos, vídeos e debates em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6119_TB4878_06042025090256.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA THIAGO PONTES"
    "autor_nome_curto" => "RENATA Thiago"
    "autor_email" => "renata.s.thiago@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132548
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4878
    "inscrito_id" => 6119
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este trabalho explora a relevância da incorporação da cultura no ensino de inglês como língua adicional, destacando os benefícios da valorização da cultura nativa dos alunos para prepará-los para interações em contextos multiculturais. O ensino de uma língua adicional transcende a mera transmissão de aspectos gramaticais e lexicais; envolve a integração de elementos culturais essenciais para a compreensão e comunicação eficaz. Em ambientes onde os alunos compartilham a mesma cultura, a inclusão de referências culturais locais pode tornar o aprendizado mais significativo (Jenkins, 2010). Já em contextos com estudantes de origens variadas, é essencial que os professores desenvolvam uma compreensão ampla de múltiplas culturas para promover um ambiente inclusivo. Araujo Portugal (2021) reforça que a competência intercultural permite que os aprendizes compreendam não apenas a cultura do idioma-alvo, mas também reflitam sobre sua própria cultura em um processo de negociação de significados. Além disso, Baker (2022) argumenta que a competência transcultural no ensino de línguas permite que os alunos desenvolvam consciência crítica sobre os diferentes contextos sociais e comunicativos nos quais a língua é usada. De Rossi (2017) define cultura como um conjunto abrangente de fatores que incluem religião, alimentação, vestimenta, normas sociais e interações cotidianas. No ensino de inglês como língua adicional, a falta de consciência cultural pode levar a mal-entendidos e dificuldades na adaptação dos alunos a diferentes contextos socioculturais. Como apontado por Li (2024), a integração da competência intercultural no ensino de inglês, especialmente por meio de abordagens digitais, facilita a exposição dos alunos a realidades culturais diversas, preparando-os melhor para a comunicação eficaz em um mundo globalizado. Este estudo também aborda estratégias práticas para integrar a cultura no ensino de inglês, como o uso de textos, vídeos e debates em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6119_TB4878_06042025090256.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA THIAGO PONTES"
    "autor_nome_curto" => "RENATA Thiago"
    "autor_email" => "renata.s.thiago@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho explora a relevância da incorporação da cultura no ensino de inglês como língua adicional, destacando os benefícios da valorização da cultura nativa dos alunos para prepará-los para interações em contextos multiculturais. O ensino de uma língua adicional transcende a mera transmissão de aspectos gramaticais e lexicais; envolve a integração de elementos culturais essenciais para a compreensão e comunicação eficaz. Em ambientes onde os alunos compartilham a mesma cultura, a inclusão de referências culturais locais pode tornar o aprendizado mais significativo (Jenkins, 2010). Já em contextos com estudantes de origens variadas, é essencial que os professores desenvolvam uma compreensão ampla de múltiplas culturas para promover um ambiente inclusivo. Araujo Portugal (2021) reforça que a competência intercultural permite que os aprendizes compreendam não apenas a cultura do idioma-alvo, mas também reflitam sobre sua própria cultura em um processo de negociação de significados. Além disso, Baker (2022) argumenta que a competência transcultural no ensino de línguas permite que os alunos desenvolvam consciência crítica sobre os diferentes contextos sociais e comunicativos nos quais a língua é usada. De Rossi (2017) define cultura como um conjunto abrangente de fatores que incluem religião, alimentação, vestimenta, normas sociais e interações cotidianas. No ensino de inglês como língua adicional, a falta de consciência cultural pode levar a mal-entendidos e dificuldades na adaptação dos alunos a diferentes contextos socioculturais. Como apontado por Li (2024), a integração da competência intercultural no ensino de inglês, especialmente por meio de abordagens digitais, facilita a exposição dos alunos a realidades culturais diversas, preparando-os melhor para a comunicação eficaz em um mundo globalizado. Este estudo também aborda estratégias práticas para integrar a cultura no ensino de inglês, como o uso de textos, vídeos e debates em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.