O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LITERATURA E SOCIOLOGIA: CONECTANDO TEORIAS COGNITIVAS DE VALENTE PARA UM APRENDIZADO ATIVO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133956 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6765 "inscrito_id" => 9136 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LITERATURA E SOCIOLOGIA: CONECTANDO TEORIAS COGNITIVAS DE VALENTE PARA UM APRENDIZADO ATIVO." "resumo" => "Esta comunicação faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso do ensino médio técnico em Multimeios Didáticos, realizado em 2019, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), em Belém-PA. O estudo propõe uma intervenção pedagógica baseada na interdisciplinaridade entre Sociologia e Literatura, fundamentada em teorias cognitivas da aprendizagem. O objetivo é demonstrar como a produção de materiais audiovisuais pode ser incorporada ao ensino, tornando-o mais dinâmico e intuitivo. A proposta busca estimular a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva, promovendo maior engajamento dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. A pesquisa também discute o impacto das tecnologias educacionais no ambiente escolar, evidenciando como o uso de materiais audiovisuais pode potencializar a aprendizagem, tornando o ensino mais acessível e estimulante. Dessa forma, a abordagem visa não apenas aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mas também incentivar práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com as necessidades dos alunos na contemporaneidade. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem e desenvolvimento (COELHO; PISONI, 2012), bem como nas discussões de Valente (1996) acerca do papel da informática na educação e sua influência na transformação do ambiente escolar. Espera-se que esse projeto tenha os seguintes resultados preliminares: maior participação e interesse dos alunos nas atividades pedagógicas, com um aumento na produção crítica e criativa dos estudantes; aprimoramento da capacidade de análise e interpretação de conteúdos relacionados à Sociologia e Literatura; e uma melhoria no desempenho geral nas disciplinas envolvidas, refletindo o impacto positivo da utilização de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9136_TB6765_09052025155613.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE JENIFER OLIVEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "MONIQUE CRUZ" "autor_email" => "moniquejeniferoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133956 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6765 "inscrito_id" => 9136 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LITERATURA E SOCIOLOGIA: CONECTANDO TEORIAS COGNITIVAS DE VALENTE PARA UM APRENDIZADO ATIVO." "resumo" => "Esta comunicação faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso do ensino médio técnico em Multimeios Didáticos, realizado em 2019, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), em Belém-PA. O estudo propõe uma intervenção pedagógica baseada na interdisciplinaridade entre Sociologia e Literatura, fundamentada em teorias cognitivas da aprendizagem. O objetivo é demonstrar como a produção de materiais audiovisuais pode ser incorporada ao ensino, tornando-o mais dinâmico e intuitivo. A proposta busca estimular a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva, promovendo maior engajamento dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. A pesquisa também discute o impacto das tecnologias educacionais no ambiente escolar, evidenciando como o uso de materiais audiovisuais pode potencializar a aprendizagem, tornando o ensino mais acessível e estimulante. Dessa forma, a abordagem visa não apenas aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mas também incentivar práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com as necessidades dos alunos na contemporaneidade. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem e desenvolvimento (COELHO; PISONI, 2012), bem como nas discussões de Valente (1996) acerca do papel da informática na educação e sua influência na transformação do ambiente escolar. Espera-se que esse projeto tenha os seguintes resultados preliminares: maior participação e interesse dos alunos nas atividades pedagógicas, com um aumento na produção crítica e criativa dos estudantes; aprimoramento da capacidade de análise e interpretação de conteúdos relacionados à Sociologia e Literatura; e uma melhoria no desempenho geral nas disciplinas envolvidas, refletindo o impacto positivo da utilização de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9136_TB6765_09052025155613.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE JENIFER OLIVEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "MONIQUE CRUZ" "autor_email" => "moniquejeniferoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }