FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFMA, CAMPUS CAXIAS EM PROL DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132460 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4763 "inscrito_id" => 11612 "titulo" => "FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFMA, CAMPUS CAXIAS EM PROL DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING" "resumo" => "O presente estudo buscou estudar a formação de valores humanos com alunos do Ensino Médio do IFMA, campus Caxias em prol do enfrentamento do bullying. O estudo realizado com 34 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, por meio de uma abordagem qualitativa, teve como objetivo geral investigar as implicações produzidas a partir da formação de valores humanos realizada com alunos do Ensino Médio do IFMA, campus Caxias. Foram organizadas oficinas abordando os temas de enfrentamento ao bullying e formação de valores humanos. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos tiveram uma mudança significativa na compreensão sobre o enfrentamento ao bullying, especialmente no trata dos valores humanos. Os discursos dos alunos retratam que o bullying direto e indireto é uma realidade vivenciada diariamente no contexto escolar. Com a análise de dados descritiva, logo, o estudo sugere que a formação de valores humanos é um caminho eficaz no enfrentamento e combate ao bullying, haja vista que valores humanos do “pensar – bem” como respeito, justiça social, não violência e apoio social possibilitam um ambiente mais harmônico e de boa convivência pautado na cultura de paz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11612_TB4763_08042025234044.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO HERBERT MOURA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERBERT MOURA" "autor_email" => "herbertmoura0307@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132460 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4763 "inscrito_id" => 11612 "titulo" => "FORMAÇÃO DE VALORES HUMANOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFMA, CAMPUS CAXIAS EM PROL DO ENFRENTAMENTO DO BULLYING" "resumo" => "O presente estudo buscou estudar a formação de valores humanos com alunos do Ensino Médio do IFMA, campus Caxias em prol do enfrentamento do bullying. O estudo realizado com 34 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, por meio de uma abordagem qualitativa, teve como objetivo geral investigar as implicações produzidas a partir da formação de valores humanos realizada com alunos do Ensino Médio do IFMA, campus Caxias. Foram organizadas oficinas abordando os temas de enfrentamento ao bullying e formação de valores humanos. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos tiveram uma mudança significativa na compreensão sobre o enfrentamento ao bullying, especialmente no trata dos valores humanos. Os discursos dos alunos retratam que o bullying direto e indireto é uma realidade vivenciada diariamente no contexto escolar. Com a análise de dados descritiva, logo, o estudo sugere que a formação de valores humanos é um caminho eficaz no enfrentamento e combate ao bullying, haja vista que valores humanos do “pensar – bem” como respeito, justiça social, não violência e apoio social possibilitam um ambiente mais harmônico e de boa convivência pautado na cultura de paz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11612_TB4763_08042025234044.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO HERBERT MOURA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERBERT MOURA" "autor_email" => "herbertmoura0307@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }