ARTICULAÇÃO ENTRE HABILIDADES E CONTEÚDOS PRIORITÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CADERNO DE PRIORIZAÇÃO CURRICULAR DOS CENTROS EDUCA MAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132392 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4672 "inscrito_id" => 12952 "titulo" => "ARTICULAÇÃO ENTRE HABILIDADES E CONTEÚDOS PRIORITÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CADERNO DE PRIORIZAÇÃO CURRICULAR DOS CENTROS EDUCA MAIS" "resumo" => "Em fevereiro de 2023, a Supervisão de Centros de Educação em Tempo Integral – SUPCETI, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, publicou o Caderno de Priorização Curricular dos Centros Educa Mais, escolas de ensino médio de tempo integral do estado. A publicação seleciona da BNCC Ensino Médio, para todos os componentes curriculares da Base Comum, objetos de conhecimento, conteúdos e respectivas habilidades considerados prioritários ao modelo pedagógico dos Educa Mais. Em relação à Língua Portuguesa, algumas das habilidades elencadas têm caráter genérico. Nesse contexto, propõe-se com este trabalho acrescentar ao Caderno, no tópico desse componente curricular, o desdobramento dessas habilidades em outras que contemplem, de modo específico, cada conteúdo priorizado. A exemplo, cita-se a Habilidade: EM13LP49 - Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, [...]. Assim, desdobrando-se essa habilidade em novas habilidades, algumas terão como foco específico, à guisa de exemplo: o reconhecimento das particularidades estruturais e estilísticas da crônica, umas estarão relacionadas apenas ao romance, outras estarão voltadas à identificação de características de gêneros narrativos em um poema, ao estabelecimento de diferenças e/ou similaridades na percepção de mundo pelo eu lírico em um poema modernista e um poema romântico. As (novas) habilidades derivadas, além de ancorar o trabalho do professor no processo de ensino - aprendizagem, funcionam como um norteador na escolha de metodologias mais adequadas ao ensino de um dado conteúdo e ao perfil do estudante. Essas habilidades podem também ser utilizadas no processo avaliativo como referência para elaborar questões que irão compor as atividades avaliativas, permitindo ao professor fazer diagnósticos específicos da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12952_TB4672_03042025212938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CONSUELO VERAS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "CONSUELO VERAS" "autor_email" => "consulveras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132392 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4672 "inscrito_id" => 12952 "titulo" => "ARTICULAÇÃO ENTRE HABILIDADES E CONTEÚDOS PRIORITÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CADERNO DE PRIORIZAÇÃO CURRICULAR DOS CENTROS EDUCA MAIS" "resumo" => "Em fevereiro de 2023, a Supervisão de Centros de Educação em Tempo Integral – SUPCETI, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, publicou o Caderno de Priorização Curricular dos Centros Educa Mais, escolas de ensino médio de tempo integral do estado. A publicação seleciona da BNCC Ensino Médio, para todos os componentes curriculares da Base Comum, objetos de conhecimento, conteúdos e respectivas habilidades considerados prioritários ao modelo pedagógico dos Educa Mais. Em relação à Língua Portuguesa, algumas das habilidades elencadas têm caráter genérico. Nesse contexto, propõe-se com este trabalho acrescentar ao Caderno, no tópico desse componente curricular, o desdobramento dessas habilidades em outras que contemplem, de modo específico, cada conteúdo priorizado. A exemplo, cita-se a Habilidade: EM13LP49 - Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, [...]. Assim, desdobrando-se essa habilidade em novas habilidades, algumas terão como foco específico, à guisa de exemplo: o reconhecimento das particularidades estruturais e estilísticas da crônica, umas estarão relacionadas apenas ao romance, outras estarão voltadas à identificação de características de gêneros narrativos em um poema, ao estabelecimento de diferenças e/ou similaridades na percepção de mundo pelo eu lírico em um poema modernista e um poema romântico. As (novas) habilidades derivadas, além de ancorar o trabalho do professor no processo de ensino - aprendizagem, funcionam como um norteador na escolha de metodologias mais adequadas ao ensino de um dado conteúdo e ao perfil do estudante. Essas habilidades podem também ser utilizadas no processo avaliativo como referência para elaborar questões que irão compor as atividades avaliativas, permitindo ao professor fazer diagnósticos específicos da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12952_TB4672_03042025212938.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CONSUELO VERAS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "CONSUELO VERAS" "autor_email" => "consulveras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }