Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SORRISO NEGRO: MULHERES DO SAMBA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Alfabetização e letramento são ferramentas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem em espaços escolares, principalmente, no ensino fundamental anos iniciais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as mulheres do samba como etapa para o desenvolvimento desses processos. Ao tratar de biografias de sambistas negras, foi possível iniciar a produção de imaginário das potencialidades, construção de identidade e fortalecimento da autoestima. Incorporar práticas antirracistas na educação promove um ambiente inclusivo para todos que envolva uma linguagem respeitosa que valorize e celebre diferentes culturas. Integrando esses princípios no currículo, em sua práxis pedagógica, os educadores contribuem para formação de cidadãos críticos, capazes de reconhecer, enfrentar o racismo e promover transformações em suas comunidades. Como metodologia, realizamos uma análise bibliográfica, buscamos em bell hooks uma resposta para uma consciência crítica na educação antirracista como promoção e orgulho em ser negro. Amparadas pela Lei 10.639/09, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares em todo território nacional e falaremos da importância do samba com a influência de Angélica Ferrarez e Roberto da Matta. A pesquisa está sendo realiza desde do início de 2024 com as turmas de primeiro ano do ensino fundamental (anos iniciais) e segue em andamento, porém já temos resultados bem significativos em relação autoestima e autoimagem.

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