Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VARRENDO O FUTURO: TRANSFORMANDO GARRAFAS PET EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132265
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4494
    "inscrito_id" => 5976
    "titulo" => "VARRENDO O FUTURO: TRANSFORMANDO GARRAFAS PET EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de Iniciação Científica desenvolvida no Colégio M. M. J. Maria, localizado no Município de Camutanga, no interior de Pernambuco. A crescente produção de resíduos plásticos, especialmente garrafas PET, causa impactos ambientais significativos, como a poluição de ecossistemas e o aumento de resíduos sólidos em aterros sanitários. Este projeto visa contribuir para a redução desse impacto através da reutilização de garrafas PET na fabricação de vassouras, promovendo uma solução sustentável que combina o reaproveitamento de materiais descartados com a produção de itens úteis para a comunidade.. Com isso, buscamos reduzir a quantidade de resíduos plásticos descartados no meio ambiente, promover a conscientização ambiental entre alunos, integrar os alunos do ensino fundamental II em atividades práticas de pesquisa científica e inovação, desenvolver habilidades manuais, e exercitar o pensamento crítico sobre reciclagem. Assim, contribuíram para este trabalho autores como: Burégio da Silva (2017), Dolabella (2018), Gadotti (2008), entre outros. A metodologia envolveu a participação ativa dos estudantes na coleta, preparação e transformação das garrafas PET em vassouras funcionais, sob supervisão docente, para a própria escola. A experiência aproximou os alunos do pesquisa científica e inovação, despertando o interesse pela ciência e pelo empreendedorismo. Os alunos apresentaram o trabalho na IV Feira de Ciências e Tecnologia da UPE-Universidade de Pernambuco e receberam o prêmio de segundo lugar na categoria Times, reconhecimento que fortaleceu a motivação dos alunos. Os alunos já estão contagiando os outros colegas para a próxima edição do evento e para os demais. Participar de um evento científico, e ter contato com professores da universidade, deixou nossos alunos mais interessados por esse universo acadêmico. O projeto demonstra que ações simples podem não apenas contribuir para a educação ambiental, mas também fomentar o empreendedorismo juvenil, desenvolvimento sustentável na comunidade e o desejo de ser um pesquisador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5976_TB4494_01042025174059.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANDA VIRGINIO CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "IVANDA"
    "autor_email" => "ivandavc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132265
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4494
    "inscrito_id" => 5976
    "titulo" => "VARRENDO O FUTURO: TRANSFORMANDO GARRAFAS PET EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de Iniciação Científica desenvolvida no Colégio M. M. J. Maria, localizado no Município de Camutanga, no interior de Pernambuco. A crescente produção de resíduos plásticos, especialmente garrafas PET, causa impactos ambientais significativos, como a poluição de ecossistemas e o aumento de resíduos sólidos em aterros sanitários. Este projeto visa contribuir para a redução desse impacto através da reutilização de garrafas PET na fabricação de vassouras, promovendo uma solução sustentável que combina o reaproveitamento de materiais descartados com a produção de itens úteis para a comunidade.. Com isso, buscamos reduzir a quantidade de resíduos plásticos descartados no meio ambiente, promover a conscientização ambiental entre alunos, integrar os alunos do ensino fundamental II em atividades práticas de pesquisa científica e inovação, desenvolver habilidades manuais, e exercitar o pensamento crítico sobre reciclagem. Assim, contribuíram para este trabalho autores como: Burégio da Silva (2017), Dolabella (2018), Gadotti (2008), entre outros. A metodologia envolveu a participação ativa dos estudantes na coleta, preparação e transformação das garrafas PET em vassouras funcionais, sob supervisão docente, para a própria escola. A experiência aproximou os alunos do pesquisa científica e inovação, despertando o interesse pela ciência e pelo empreendedorismo. Os alunos apresentaram o trabalho na IV Feira de Ciências e Tecnologia da UPE-Universidade de Pernambuco e receberam o prêmio de segundo lugar na categoria Times, reconhecimento que fortaleceu a motivação dos alunos. Os alunos já estão contagiando os outros colegas para a próxima edição do evento e para os demais. Participar de um evento científico, e ter contato com professores da universidade, deixou nossos alunos mais interessados por esse universo acadêmico. O projeto demonstra que ações simples podem não apenas contribuir para a educação ambiental, mas também fomentar o empreendedorismo juvenil, desenvolvimento sustentável na comunidade e o desejo de ser um pesquisador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5976_TB4494_01042025174059.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANDA VIRGINIO CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "IVANDA"
    "autor_email" => "ivandavc@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de Iniciação Científica desenvolvida no Colégio M. M. J. Maria, localizado no Município de Camutanga, no interior de Pernambuco. A crescente produção de resíduos plásticos, especialmente garrafas PET, causa impactos ambientais significativos, como a poluição de ecossistemas e o aumento de resíduos sólidos em aterros sanitários. Este projeto visa contribuir para a redução desse impacto através da reutilização de garrafas PET na fabricação de vassouras, promovendo uma solução sustentável que combina o reaproveitamento de materiais descartados com a produção de itens úteis para a comunidade.. Com isso, buscamos reduzir a quantidade de resíduos plásticos descartados no meio ambiente, promover a conscientização ambiental entre alunos, integrar os alunos do ensino fundamental II em atividades práticas de pesquisa científica e inovação, desenvolver habilidades manuais, e exercitar o pensamento crítico sobre reciclagem. Assim, contribuíram para este trabalho autores como: Burégio da Silva (2017), Dolabella (2018), Gadotti (2008), entre outros. A metodologia envolveu a participação ativa dos estudantes na coleta, preparação e transformação das garrafas PET em vassouras funcionais, sob supervisão docente, para a própria escola. A experiência aproximou os alunos do pesquisa científica e inovação, despertando o interesse pela ciência e pelo empreendedorismo. Os alunos apresentaram o trabalho na IV Feira de Ciências e Tecnologia da UPE-Universidade de Pernambuco e receberam o prêmio de segundo lugar na categoria Times, reconhecimento que fortaleceu a motivação dos alunos. Os alunos já estão contagiando os outros colegas para a próxima edição do evento e para os demais. Participar de um evento científico, e ter contato com professores da universidade, deixou nossos alunos mais interessados por esse universo acadêmico. O projeto demonstra que ações simples podem não apenas contribuir para a educação ambiental, mas também fomentar o empreendedorismo juvenil, desenvolvimento sustentável na comunidade e o desejo de ser um pesquisador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.