Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO ECOPILHA – CONECTANDO SABERES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132106
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4281
    "inscrito_id" => 11128
    "titulo" => "PROJETO ECOPILHA – CONECTANDO SABERES"
    "resumo" => "O projeto educacional “EcoPilha – Conectando Saberes” foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Araruama/RJ, com turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, tendo o objetivo de promover a educação ambiental e o conhecimento sobre eletroquímica aplicado ao descarte correto de pilhas. No âmbito da eletroquímica, o projeto explorou os processos químicos envolvidos no funcionamento e descarte das pilhas, destacando os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado desses resíduos. A discussão dos resultados foi embasada pela Base Nacional. Comum Curricular (BNCC), no que se refere a temas contemporâneos transversais; pelos estudos na área de eletroquímica com descarte de pilhas, de Kellie Provazi, Denise Espinosa e Jorge Alberto Tenório; e, ainda, pela Pedagogia de Projetos, de Fernando Hernández, abordando a intercisciplinaridade como fio condutor da proposta. Com uma abordagem lúdica, o projeto iniciou com a criação de uma mascote – o EcoPilha, personagem que representou os valores da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, com o intuito de atrair os alunos para abraçar a proposta. Desenvolveram-se aulas dinâmicas, nas quais foram ministrados os conteúdos de eletroquímica, enfatizando os materiais presentes na composição das pilhas, e como esses componentes podem ser reciclados, diminuindo a poluição e promovendo a proteção do meio ambiente. Combinaram-se conceitos de química, física e biologia, enriquecendo todo o aprendizado. Um dos pontos principais do projeto foi a construção de um recipiente coletor, desenvolvido pelos próprios alunos, destinado a armazenar pilhas descartadas de forma segura e organizada. Esse coletor, posteriormente recolhido por uma empresa especializada em reciclagem, tinha como objetivo assegurar que os resíduos fossem processados de maneira ambientalmente correta. Ao integrar teoria, prática e inovação, “EcoPilha – Conectando Saberes” fortaleceu a consciência ambiental e estimulou o protagonismo dos alunos na busca por um futuro sustentável, unindo educação, tecnologia e responsabilidade social em prol da preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11128_TB4281_29032025153549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELIO ASSIS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HELIO"
    "autor_email" => "helioassisjr1966@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132106
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4281
    "inscrito_id" => 11128
    "titulo" => "PROJETO ECOPILHA – CONECTANDO SABERES"
    "resumo" => "O projeto educacional “EcoPilha – Conectando Saberes” foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Araruama/RJ, com turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, tendo o objetivo de promover a educação ambiental e o conhecimento sobre eletroquímica aplicado ao descarte correto de pilhas. No âmbito da eletroquímica, o projeto explorou os processos químicos envolvidos no funcionamento e descarte das pilhas, destacando os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado desses resíduos. A discussão dos resultados foi embasada pela Base Nacional. Comum Curricular (BNCC), no que se refere a temas contemporâneos transversais; pelos estudos na área de eletroquímica com descarte de pilhas, de Kellie Provazi, Denise Espinosa e Jorge Alberto Tenório; e, ainda, pela Pedagogia de Projetos, de Fernando Hernández, abordando a intercisciplinaridade como fio condutor da proposta. Com uma abordagem lúdica, o projeto iniciou com a criação de uma mascote – o EcoPilha, personagem que representou os valores da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, com o intuito de atrair os alunos para abraçar a proposta. Desenvolveram-se aulas dinâmicas, nas quais foram ministrados os conteúdos de eletroquímica, enfatizando os materiais presentes na composição das pilhas, e como esses componentes podem ser reciclados, diminuindo a poluição e promovendo a proteção do meio ambiente. Combinaram-se conceitos de química, física e biologia, enriquecendo todo o aprendizado. Um dos pontos principais do projeto foi a construção de um recipiente coletor, desenvolvido pelos próprios alunos, destinado a armazenar pilhas descartadas de forma segura e organizada. Esse coletor, posteriormente recolhido por uma empresa especializada em reciclagem, tinha como objetivo assegurar que os resíduos fossem processados de maneira ambientalmente correta. Ao integrar teoria, prática e inovação, “EcoPilha – Conectando Saberes” fortaleceu a consciência ambiental e estimulou o protagonismo dos alunos na busca por um futuro sustentável, unindo educação, tecnologia e responsabilidade social em prol da preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11128_TB4281_29032025153549.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELIO ASSIS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HELIO"
    "autor_email" => "helioassisjr1966@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto educacional “EcoPilha – Conectando Saberes” foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Araruama/RJ, com turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, tendo o objetivo de promover a educação ambiental e o conhecimento sobre eletroquímica aplicado ao descarte correto de pilhas. No âmbito da eletroquímica, o projeto explorou os processos químicos envolvidos no funcionamento e descarte das pilhas, destacando os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado desses resíduos. A discussão dos resultados foi embasada pela Base Nacional. Comum Curricular (BNCC), no que se refere a temas contemporâneos transversais; pelos estudos na área de eletroquímica com descarte de pilhas, de Kellie Provazi, Denise Espinosa e Jorge Alberto Tenório; e, ainda, pela Pedagogia de Projetos, de Fernando Hernández, abordando a intercisciplinaridade como fio condutor da proposta. Com uma abordagem lúdica, o projeto iniciou com a criação de uma mascote – o EcoPilha, personagem que representou os valores da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, com o intuito de atrair os alunos para abraçar a proposta. Desenvolveram-se aulas dinâmicas, nas quais foram ministrados os conteúdos de eletroquímica, enfatizando os materiais presentes na composição das pilhas, e como esses componentes podem ser reciclados, diminuindo a poluição e promovendo a proteção do meio ambiente. Combinaram-se conceitos de química, física e biologia, enriquecendo todo o aprendizado. Um dos pontos principais do projeto foi a construção de um recipiente coletor, desenvolvido pelos próprios alunos, destinado a armazenar pilhas descartadas de forma segura e organizada. Esse coletor, posteriormente recolhido por uma empresa especializada em reciclagem, tinha como objetivo assegurar que os resíduos fossem processados de maneira ambientalmente correta. Ao integrar teoria, prática e inovação, “EcoPilha – Conectando Saberes” fortaleceu a consciência ambiental e estimulou o protagonismo dos alunos na busca por um futuro sustentável, unindo educação, tecnologia e responsabilidade social em prol da preservação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.