RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS DA EJA: MEU SONHO É LER O MUNDO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131739 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3740 "inscrito_id" => 10635 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS DA EJA: MEU SONHO É LER O MUNDO." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas em uma turma da EJA, em uma escola no município de Lagoa Seca – PB. Por meio de algumas observações e momentos de diálogo com algumas alunas, percebemos a frustração e vergonha que algumas discentes idosas demonstraram ao falar sobre suas dificuldades de ler e escrever de forma autônoma. Elas narram sobre o desejo e expectativa que a atravessam de serem leitoras fluentes e dominar a escrita de forma efetiva. Interpelada por essa questão, este trabalho se propõe a relatar os desafios das discentes sobre o processo de alfabetização e letramento e/ou a trajetória de aprendizagem ao longo de suas vidas, ao qual pontuamos os entraves ocorridos em seu desenvolvimento, como também propor/experimentar métodos de uma educação ativa por meio do ensino lúdico como meio facilitador da aprendizagem efetiva dessas mulheres. Para realização da pesquisa, selecionamos como lócus de coleta de dados a Escola Municipal de Ensino Fundamental I e II Frei Manfredo. Para isso, faremos uso de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, pesquisa exploratória e de campo conforme Gil, (2007). Utilizaremos como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com alunas da EJA do 6° Ano do ensino fundamental II a fim colher relatos que potencializem a compreensão do problema investigado. Como aporte teórico recorremos a autores como: Libâneo (2006), Vygotsky (2007), LDB (1999), PNE (2014), BNCC (2017), Silva (2018). Almejamos que esta pesquisa possa abrir caminhos para discussões sobre a alfabetização e letramento na EJA com uma abordagem epistemológica prática de modo a facilitar e estimular a aprendizagem daqueles que embora possuam maior idade ainda possuem fôlego e caminham na direção dos seus sonhos, isto é, direito à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10635_TB3740_08042025114923.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMA BASILIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILMA" "autor_email" => "edilmabsilva1@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131739 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3740 "inscrito_id" => 10635 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS DA EJA: MEU SONHO É LER O MUNDO." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências vivenciadas em uma turma da EJA, em uma escola no município de Lagoa Seca – PB. Por meio de algumas observações e momentos de diálogo com algumas alunas, percebemos a frustração e vergonha que algumas discentes idosas demonstraram ao falar sobre suas dificuldades de ler e escrever de forma autônoma. Elas narram sobre o desejo e expectativa que a atravessam de serem leitoras fluentes e dominar a escrita de forma efetiva. Interpelada por essa questão, este trabalho se propõe a relatar os desafios das discentes sobre o processo de alfabetização e letramento e/ou a trajetória de aprendizagem ao longo de suas vidas, ao qual pontuamos os entraves ocorridos em seu desenvolvimento, como também propor/experimentar métodos de uma educação ativa por meio do ensino lúdico como meio facilitador da aprendizagem efetiva dessas mulheres. Para realização da pesquisa, selecionamos como lócus de coleta de dados a Escola Municipal de Ensino Fundamental I e II Frei Manfredo. Para isso, faremos uso de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, pesquisa exploratória e de campo conforme Gil, (2007). Utilizaremos como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com alunas da EJA do 6° Ano do ensino fundamental II a fim colher relatos que potencializem a compreensão do problema investigado. Como aporte teórico recorremos a autores como: Libâneo (2006), Vygotsky (2007), LDB (1999), PNE (2014), BNCC (2017), Silva (2018). Almejamos que esta pesquisa possa abrir caminhos para discussões sobre a alfabetização e letramento na EJA com uma abordagem epistemológica prática de modo a facilitar e estimular a aprendizagem daqueles que embora possuam maior idade ainda possuem fôlego e caminham na direção dos seus sonhos, isto é, direito à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10635_TB3740_08042025114923.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILMA BASILIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILMA" "autor_email" => "edilmabsilva1@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }