Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES EM FORMAÇÃO: DESIGN DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA DE PODCASTS PARA FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132049
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4205
    "inscrito_id" => 12021
    "titulo" => "VOZES EM FORMAÇÃO: DESIGN DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA DE PODCASTS PARA FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS"
    "resumo" => "Os podcasts oferecem, a quem produz e a quem ouve, um ambiente dinâmico e envolvente para conversas midiáticas. Esta mídia digital permite o alcance massificado de comunicação, cuja mensagem possa ser produzida por especialistas, estudantes, pesquisadores, ou seja, por qualquer pessoa que deseje transmitir alguma informação ou algum conteúdo. Isso posto, esta comunicação tem por objetivo apresentar o design instrucional de uma oficina pedagógica para o uso do podcast, como um potente recurso didático-midiático, na formação inicial de professores de inglês, de uma universidade federal do norte do país. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso intrínseco (Yin, 2015), pois temos interesse em um caso particular. O referencial teórico baseia-se nos estudos de podcasts (Aguiar; Maciel, 2014; Bontempo, 2021; Matias, 2020; entre outros), nas discussões sobre oficina pedagógica (Cardoso et al., 2017; Piavani; Fontana, 2009; Santos et al., 2022; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (Schön, 1995, 2000; Celani, 2003, 2010; Ramos; Freire, 2009; entre outros). A oficina em tela constitui-se de sete módulos, quais sejam: introdução aos podcasts, criando o seu primeiro podcast, podcast no ensino de língua inglesa, elaborando um roteiro, apresentação de um podcast, produzindo o podcast final e episódio final. A oficina pedagógica de podcast ofereceu uma abordagem inovadora para os alunos deste curso em questão, pois proporcionou aos futuros professores de inglês a oportunidade para desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a profissão e atuação em seu contexto de ensino, além de competências tecnológicas e criativas. Ao produzir conteúdos para o processo de ensino e aprendizagem de inglês com o uso de podcasts, os participantes da pesquisa puderam aprimorar suas habilidades de produção e compreensão oral e conhecimento dessa mídia digital para o contexto de sala de aula, além de se engajar em experiências práticas de comunicação autêntica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12021_TB4205_27032025162416.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE OLIVEIRA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE"
    "autor_email" => "emanuelle.rosa@nitae.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132049
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4205
    "inscrito_id" => 12021
    "titulo" => "VOZES EM FORMAÇÃO: DESIGN DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA DE PODCASTS PARA FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS"
    "resumo" => "Os podcasts oferecem, a quem produz e a quem ouve, um ambiente dinâmico e envolvente para conversas midiáticas. Esta mídia digital permite o alcance massificado de comunicação, cuja mensagem possa ser produzida por especialistas, estudantes, pesquisadores, ou seja, por qualquer pessoa que deseje transmitir alguma informação ou algum conteúdo. Isso posto, esta comunicação tem por objetivo apresentar o design instrucional de uma oficina pedagógica para o uso do podcast, como um potente recurso didático-midiático, na formação inicial de professores de inglês, de uma universidade federal do norte do país. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso intrínseco (Yin, 2015), pois temos interesse em um caso particular. O referencial teórico baseia-se nos estudos de podcasts (Aguiar; Maciel, 2014; Bontempo, 2021; Matias, 2020; entre outros), nas discussões sobre oficina pedagógica (Cardoso et al., 2017; Piavani; Fontana, 2009; Santos et al., 2022; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (Schön, 1995, 2000; Celani, 2003, 2010; Ramos; Freire, 2009; entre outros). A oficina em tela constitui-se de sete módulos, quais sejam: introdução aos podcasts, criando o seu primeiro podcast, podcast no ensino de língua inglesa, elaborando um roteiro, apresentação de um podcast, produzindo o podcast final e episódio final. A oficina pedagógica de podcast ofereceu uma abordagem inovadora para os alunos deste curso em questão, pois proporcionou aos futuros professores de inglês a oportunidade para desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a profissão e atuação em seu contexto de ensino, além de competências tecnológicas e criativas. Ao produzir conteúdos para o processo de ensino e aprendizagem de inglês com o uso de podcasts, os participantes da pesquisa puderam aprimorar suas habilidades de produção e compreensão oral e conhecimento dessa mídia digital para o contexto de sala de aula, além de se engajar em experiências práticas de comunicação autêntica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12021_TB4205_27032025162416.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE OLIVEIRA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE"
    "autor_email" => "emanuelle.rosa@nitae.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os podcasts oferecem, a quem produz e a quem ouve, um ambiente dinâmico e envolvente para conversas midiáticas. Esta mídia digital permite o alcance massificado de comunicação, cuja mensagem possa ser produzida por especialistas, estudantes, pesquisadores, ou seja, por qualquer pessoa que deseje transmitir alguma informação ou algum conteúdo. Isso posto, esta comunicação tem por objetivo apresentar o design instrucional de uma oficina pedagógica para o uso do podcast, como um potente recurso didático-midiático, na formação inicial de professores de inglês, de uma universidade federal do norte do país. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso intrínseco (Yin, 2015), pois temos interesse em um caso particular. O referencial teórico baseia-se nos estudos de podcasts (Aguiar; Maciel, 2014; Bontempo, 2021; Matias, 2020; entre outros), nas discussões sobre oficina pedagógica (Cardoso et al., 2017; Piavani; Fontana, 2009; Santos et al., 2022; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (Schön, 1995, 2000; Celani, 2003, 2010; Ramos; Freire, 2009; entre outros). A oficina em tela constitui-se de sete módulos, quais sejam: introdução aos podcasts, criando o seu primeiro podcast, podcast no ensino de língua inglesa, elaborando um roteiro, apresentação de um podcast, produzindo o podcast final e episódio final. A oficina pedagógica de podcast ofereceu uma abordagem inovadora para os alunos deste curso em questão, pois proporcionou aos futuros professores de inglês a oportunidade para desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a profissão e atuação em seu contexto de ensino, além de competências tecnológicas e criativas. Ao produzir conteúdos para o processo de ensino e aprendizagem de inglês com o uso de podcasts, os participantes da pesquisa puderam aprimorar suas habilidades de produção e compreensão oral e conhecimento dessa mídia digital para o contexto de sala de aula, além de se engajar em experiências práticas de comunicação autêntica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.