EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132037 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4192 "inscrito_id" => 11979 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente resumo apresenta reflexões sobre as práticas pedagógicas vivenciadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, em Lagoa Grande do Maranhão/MA, entre 2022 e 2024. A experiência teve como objetivo fortalecer a formação docente por meio da integração entre teoria e prática, com foco nas especificidades da Educação do Campo. Inspirado nas contribuições de Paulo Freire, Gramsci e Caldart, o trabalho buscou consolidar uma práxis educativa que valorize a realidade dos sujeitos do campo. As atividades envolveram diagnóstico escolar, observação em sala, planejamento coletivo e regência em disciplinas como Biologia da Agricultura e Floricultura, utilizando metodologias participativas e aulas práticas, como a construção de composteiras e oficinas de enxertia. Os resultados evidenciam o fortalecimento da autonomia docente, o protagonismo estudantil e a construção de vínculos entre escola e comunidade. O PRP revelou-se fundamental na formação crítica e emancipatória de futuros professores comprometidos com a transformação social e a valorização dos saberes do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11979_TB4192_27032025114641.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILSON DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILSON" "autor_email" => "jamilson.santos@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132037 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4192 "inscrito_id" => 11979 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente resumo apresenta reflexões sobre as práticas pedagógicas vivenciadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes, em Lagoa Grande do Maranhão/MA, entre 2022 e 2024. A experiência teve como objetivo fortalecer a formação docente por meio da integração entre teoria e prática, com foco nas especificidades da Educação do Campo. Inspirado nas contribuições de Paulo Freire, Gramsci e Caldart, o trabalho buscou consolidar uma práxis educativa que valorize a realidade dos sujeitos do campo. As atividades envolveram diagnóstico escolar, observação em sala, planejamento coletivo e regência em disciplinas como Biologia da Agricultura e Floricultura, utilizando metodologias participativas e aulas práticas, como a construção de composteiras e oficinas de enxertia. Os resultados evidenciam o fortalecimento da autonomia docente, o protagonismo estudantil e a construção de vínculos entre escola e comunidade. O PRP revelou-se fundamental na formação crítica e emancipatória de futuros professores comprometidos com a transformação social e a valorização dos saberes do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11979_TB4192_27032025114641.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILSON DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAMILSON" "autor_email" => "jamilson.santos@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }