ECONOMIA CIRCULAR EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: UMA QUESTÃO EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132011 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4154 "inscrito_id" => 10763 "titulo" => "ECONOMIA CIRCULAR EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: UMA QUESTÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O conceito de Economia Circular representa uma ruptura com o modelo econômico linear, que se baseia na lógica extrair-transformar-descartar. Nessa nova concepção, a ênfase é dada ao ciclo de redução, reutilização e reintrodução ao longo da cadeia produtiva, de maneira eficientemente humanizada. Neste estudo, serão abordados transversalmente, temas como ecossocieconomia e a educação ambiental crítica relacionados aos povos tradicionais. A presente pesquisa se apresenta para responder como a Economia Circular está presente na comunidade quilombola de Custaneira/Tronco, localizada no município de Paquetá, e nas suas atividades comerciais de alimentos e de produtos artesanais e educacionais, que transformam os resíduos em recursos e materiais para a fabricação de produtos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com abordagem qualitativa e quantitativa, com entrevistas semiestruturadas através de formulário em blocos, com observação participante, a partir da qual alguns fatos que não são explicitamente expressos pela fala do entrevistado poderão ser percebidos; e com registros fotoetnográficos, visando resguardar o momento da realização da pesquisa e, com isso, recolher pequenas porções do reflexo da realidade. Espera-se que as práticas sociais e produtivas presentes na região tenham uma conexão profunda com os saberes tradicionais que estão enraizados no seu povo. A pesquisa com o intuito de registrar a presença de uma Economia Circular, além de promover sua valorização e fortalecimento, tornar-se-á uma ferramenta valiosa para a elaboração de políticas e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dessas populações e no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10763_TB4154_26032025104204.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINÍCIUS SOUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARCOS VINÍCIUS" "autor_email" => "marcosnascimento@pcs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132011 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4154 "inscrito_id" => 10763 "titulo" => "ECONOMIA CIRCULAR EM COMUNIDADE QUILOMBOLA: UMA QUESTÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O conceito de Economia Circular representa uma ruptura com o modelo econômico linear, que se baseia na lógica extrair-transformar-descartar. Nessa nova concepção, a ênfase é dada ao ciclo de redução, reutilização e reintrodução ao longo da cadeia produtiva, de maneira eficientemente humanizada. Neste estudo, serão abordados transversalmente, temas como ecossocieconomia e a educação ambiental crítica relacionados aos povos tradicionais. A presente pesquisa se apresenta para responder como a Economia Circular está presente na comunidade quilombola de Custaneira/Tronco, localizada no município de Paquetá, e nas suas atividades comerciais de alimentos e de produtos artesanais e educacionais, que transformam os resíduos em recursos e materiais para a fabricação de produtos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com abordagem qualitativa e quantitativa, com entrevistas semiestruturadas através de formulário em blocos, com observação participante, a partir da qual alguns fatos que não são explicitamente expressos pela fala do entrevistado poderão ser percebidos; e com registros fotoetnográficos, visando resguardar o momento da realização da pesquisa e, com isso, recolher pequenas porções do reflexo da realidade. Espera-se que as práticas sociais e produtivas presentes na região tenham uma conexão profunda com os saberes tradicionais que estão enraizados no seu povo. A pesquisa com o intuito de registrar a presença de uma Economia Circular, além de promover sua valorização e fortalecimento, tornar-se-á uma ferramenta valiosa para a elaboração de políticas e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dessas populações e no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10763_TB4154_26032025104204.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINÍCIUS SOUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARCOS VINÍCIUS" "autor_email" => "marcosnascimento@pcs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }