Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO BIOMAS BRASILEIROS E AÇÕES CLIMÁTICAS COM O WORDWALL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131943
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4053
    "inscrito_id" => 11643
    "titulo" => "EXPLORANDO BIOMAS BRASILEIROS E AÇÕES CLIMÁTICAS COM O WORDWALL"
    "resumo" => "Ao conectar o conhecimento sobre os biomas brasileiros com a ação climática, os alunos desenvolvem uma compreensão sobre a importância da preservação, principalmente quando alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13) que é a Ação Contra a Mudança Global do Clima, que visa mobilizar esforços para combater a mudança climática e seus impactos, é crucial que essa missão seja integrada ao currículo educacional. Com isso, foi pensando na utilização do Wordwall como ferramenta de aprendizagem que permite que esse processo seja interativo e dinâmico, essa plataforma possibilita que os alunos criem e joguem atividades relacionadas aos biomas, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. O projeto se baseia nos princípios da metodologia ativa e da aprendizagem por investigação, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Após a finalização das etapas da pesquisa, pôde-se perceber que a utilização do Wordwall como ferramenta de aprendizagem dos biomas brasileiros, auxiliou de inúmeras maneiras os estudantes. Com a utilização dessa plataforma foi possível estimular a participação ativa de todos, assim, consideramos que a plataforma pode ser bastante utilizada em sala de aula, tanto utilizando jogos já existentes, quanto na elaboração de novos jogos sobre os conteúdos ministrados em sala de aula, fazendo com que os estudantes tenham acesso a tecnologia e tornando as aulas ainda mais dinâmicas e interessantes, assim estimulando uma metodologia mais ativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11643_TB4053_23032025201522.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚBIA INGRIND CIPRIANO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Lúbia I. C. Sa."
    "autor_email" => "lubia.ingrind@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131943
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4053
    "inscrito_id" => 11643
    "titulo" => "EXPLORANDO BIOMAS BRASILEIROS E AÇÕES CLIMÁTICAS COM O WORDWALL"
    "resumo" => "Ao conectar o conhecimento sobre os biomas brasileiros com a ação climática, os alunos desenvolvem uma compreensão sobre a importância da preservação, principalmente quando alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13) que é a Ação Contra a Mudança Global do Clima, que visa mobilizar esforços para combater a mudança climática e seus impactos, é crucial que essa missão seja integrada ao currículo educacional. Com isso, foi pensando na utilização do Wordwall como ferramenta de aprendizagem que permite que esse processo seja interativo e dinâmico, essa plataforma possibilita que os alunos criem e joguem atividades relacionadas aos biomas, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. O projeto se baseia nos princípios da metodologia ativa e da aprendizagem por investigação, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Após a finalização das etapas da pesquisa, pôde-se perceber que a utilização do Wordwall como ferramenta de aprendizagem dos biomas brasileiros, auxiliou de inúmeras maneiras os estudantes. Com a utilização dessa plataforma foi possível estimular a participação ativa de todos, assim, consideramos que a plataforma pode ser bastante utilizada em sala de aula, tanto utilizando jogos já existentes, quanto na elaboração de novos jogos sobre os conteúdos ministrados em sala de aula, fazendo com que os estudantes tenham acesso a tecnologia e tornando as aulas ainda mais dinâmicas e interessantes, assim estimulando uma metodologia mais ativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11643_TB4053_23032025201522.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚBIA INGRIND CIPRIANO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Lúbia I. C. Sa."
    "autor_email" => "lubia.ingrind@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao conectar o conhecimento sobre os biomas brasileiros com a ação climática, os alunos desenvolvem uma compreensão sobre a importância da preservação, principalmente quando alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13) que é a Ação Contra a Mudança Global do Clima, que visa mobilizar esforços para combater a mudança climática e seus impactos, é crucial que essa missão seja integrada ao currículo educacional. Com isso, foi pensando na utilização do Wordwall como ferramenta de aprendizagem que permite que esse processo seja interativo e dinâmico, essa plataforma possibilita que os alunos criem e joguem atividades relacionadas aos biomas, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. O projeto se baseia nos princípios da metodologia ativa e da aprendizagem por investigação, promovendo a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Após a finalização das etapas da pesquisa, pôde-se perceber que a utilização do Wordwall como ferramenta de aprendizagem dos biomas brasileiros, auxiliou de inúmeras maneiras os estudantes. Com a utilização dessa plataforma foi possível estimular a participação ativa de todos, assim, consideramos que a plataforma pode ser bastante utilizada em sala de aula, tanto utilizando jogos já existentes, quanto na elaboração de novos jogos sobre os conteúdos ministrados em sala de aula, fazendo com que os estudantes tenham acesso a tecnologia e tornando as aulas ainda mais dinâmicas e interessantes, assim estimulando uma metodologia mais ativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.