Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI) DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, CAMPUS SAQUAREMA - RJ: DECOLONIZANDO O SABER ACADÊMICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar as ações e pesquisas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade de Vassouras, Campus Saquarema. Tal núcleo realiza diversas práticas de ensino, pesquisa e extensão para as relações étnico-raciais. Composto por representantes docentes e discentes, fundamenta-se nas leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, as quais estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais, assim como a obrigatoriedade de Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas nas instituições de ensino. Realizam-se, assim, diversas ações que buscam decolonizar o saber acadêmico, proporcionando uma formação profissional integral, preparada as demandas sociais contemporênas. Logo, tem um papel de extrema relevância no ensino superior, promovendo inclusão social e cultural. Sua principal missão é proporcionar um espaço de diálogo e apresentação sobre as histórias, culturas e contribuições dos povos afro-brasileiros e indígenas. Percebemos, ao longo das práticas realizadas pelo NEABI, em Saquarema-RJ, o quanto esse núcleo é essencial para construir uma educação mais justa, que reconheça e valorize a diversidade étnica e cultural do Brasil. Isso se reflete em ações como a implementação de políticas de cotas, a promoção de eventos culturais e acadêmicos, e a oferta de cursos que abordam temas raciais e étnicos, permitindo que todos os estudantes obtenham uma formação para a diversidade. Portanto, o NEABI desempenha um papel crucial na conscientização e no combate ao racismo e à discriminação. Através de pesquisas, debates e projetos de extensão, esse núcleo busca desmistificar estereótipos e trazer à tona questões muitas vezes negligenciadas no ambiente acadêmico. Ao promover um ambiente universitário mais inclusivo, esse núcleo não apenas enriquece o aprendizado, mas também contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para atuar em uma sociedade plural e multicultural.

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