Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POESIA DE SOLANO TRINDADE: O DISCURSO NEGRO NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A repercussão da questão étnico-racial no campo literário a partir da obra literária de Solano Trindade, no tocante do sentimento de pertencimento racial, da construção da identidade negra e os aspectos culturais e sociais afrodescendentes em sua obra são pertinentes para tratar de um aspecto de pouca relevância para o papel do negro na literatura, pois sempre foi visto como um ser abjeto, abnegado, inferior, feio, desonesto e em situação de exclusão e marginalidade social de “classe subalterna”, portanto, está comunicação oral apresenta reflexões teórico-práticas da contribuição da literatura afro-brasileira a partir dos poemas de Solano Trindade nas aulas de literatura para adolescentes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio do Centro Educacional Cidade Operária I no município de São Luís, na perspectiva da aplicação deles como fator preponderante para análise das questões raciais, os aspectos culturais e sociais afrodescendentes que podem ser trabalhados no contexto escolar. O presente trabalho relata como foi o recital realizado no dia 20 de novembro de 2023, no dia da Consciência Negra em referida escola com a utilização dos poemas de Solano Trindade recitados pelos alunos dada a importância da literatura afro-brasileira no processo educativo visto que é preponderante analisar as questões raciais. Por se tratar de uma atividade experimental, teve como etapas: o levantamento bibliográfico, a observação, a coleta de dados e a execução do recital. Para a fundamentação teórica, autores, como: Bahktin (2003), Hall (2006), Foucault (1996), Compagnon (2006), entre outros. E como resultados preliminares, foi observado que a atividade por meio da poesia contextualizada remete a um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador. Nesse trabalho, a prática educativa, é entendida como uma prática desenvolvida junto aos alunos a partir de campos do conhecimento que compõem as áreas da literatura e educação de forma complementar por meio da aplicabilidade dos poemas de Solano Trindade para indagações quanto às questões raciais no campo literário. Dessa maneira, entendemos a metodologia como “[...] um certo modo de perguntar, de interrogar, de formular questões e de construir problemas de pesquisa que é articulado a um conjunto de procedimentos de coleta de informações [...]” (MEYER; PARAÍSO; 2012), portanto, este trabalho trata de um estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa, que se caracteriza por compreender determinadas relações e/ou sujeitos em tempos e espaços específicos. Desse modo, os métodos utilizados nesta pesquisa foram embasados nos estudos de Marli André e Menga Ludke (1986), com preocupação centralizada na pesquisa qualitativa, segundo as autoras “é a compreensão de uma instância singular”, ou seja, é o retrato de uma proposta temática peculiar em um espaço específico com sujeitos específicos, constituídos socialmente e culturalmente em diferentes instâncias contextuais. Ademais, “o estudo de caso focaliza uma situação, um fenômeno particular, o que faz um tipo de estudo adequado para investigar problemas práticos” (DEUS; CUNHA; MACIEL, 2010), o que contribui para compreendermos os fenômenos individuais, que cada sujeito trouxe de sua leitura acerca das questões raciais.

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