UMA ANALISE DAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO DUIOLINGO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131783 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3820 "inscrito_id" => 8042 "titulo" => "UMA ANALISE DAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO DUIOLINGO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise pedagógica do aplicativo Duolingo, investigando sua adequação para o uso de professores e alunos no ensino de inglês. A pesquisa é de natureza bibliográfica e baseia-se na análise de artigos acadêmicos, além dos critérios do periódico Computer Assisted Language Instruction Consortium (CALICO). A avaliação leva em consideração as características tecnológicas e pedagógicas do Duolingo, sua relevância no ensino do inglês como língua franca dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o impacto do avanço tecnológico no ensino de línguas, com foco nas abordagens de Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador (CALL) e Aprendizagem de Línguas Mediada por Dispositivos Móveis (MALL). O estudo explora como o Duolingo pode apoiar tanto o aprendizado autônomo quanto o aprendizado em sala de aula. Esta investigação destaca que o aplicativo utiliza várias técnicas pedagógicas, como revisão espaçada, gamificação, microaprendizagem, feedback de desempenho e integração de Inteligência Artificial, fazendo com que o algoritmo se adapte ao ritmo de aprendizagem do aluno. No entanto, essas funcionalidades precisam ser direcionadas para situações reais, e a plataforma atende parcialmente a essa necessidade. Após considerar os aspectos positivos e negativos do uso do aplicativo, conclui-se que o Duolingo oferece oportunidades valiosas para a aprendizagem do inglês no contexto brasileiro, servindo como uma ferramenta auxiliar para alunos e um recurso pedagógico para professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8042_TB3820_13032025231341.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE LORRAN DA LUZ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FELIPE LORRAN" "autor_email" => "felipe.lorran.1996@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131783 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3820 "inscrito_id" => 8042 "titulo" => "UMA ANALISE DAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO APLICATIVO DUIOLINGO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise pedagógica do aplicativo Duolingo, investigando sua adequação para o uso de professores e alunos no ensino de inglês. A pesquisa é de natureza bibliográfica e baseia-se na análise de artigos acadêmicos, além dos critérios do periódico Computer Assisted Language Instruction Consortium (CALICO). A avaliação leva em consideração as características tecnológicas e pedagógicas do Duolingo, sua relevância no ensino do inglês como língua franca dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o impacto do avanço tecnológico no ensino de línguas, com foco nas abordagens de Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador (CALL) e Aprendizagem de Línguas Mediada por Dispositivos Móveis (MALL). O estudo explora como o Duolingo pode apoiar tanto o aprendizado autônomo quanto o aprendizado em sala de aula. Esta investigação destaca que o aplicativo utiliza várias técnicas pedagógicas, como revisão espaçada, gamificação, microaprendizagem, feedback de desempenho e integração de Inteligência Artificial, fazendo com que o algoritmo se adapte ao ritmo de aprendizagem do aluno. No entanto, essas funcionalidades precisam ser direcionadas para situações reais, e a plataforma atende parcialmente a essa necessidade. Após considerar os aspectos positivos e negativos do uso do aplicativo, conclui-se que o Duolingo oferece oportunidades valiosas para a aprendizagem do inglês no contexto brasileiro, servindo como uma ferramenta auxiliar para alunos e um recurso pedagógico para professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8042_TB3820_13032025231341.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE LORRAN DA LUZ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FELIPE LORRAN" "autor_email" => "felipe.lorran.1996@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }