Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES/AS INICIANTES: NARRATIVAS E REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE E SENTIDO DA PROFISSÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado em Educação, cuja temática é o desenvolvimento profissional de cinco professoras e um professor do ensino fundamental I de uma escola municipal em Maricá/RJ, assim como a percepção da construção de conhecimento desses profissionais em início de carreira. A proposta investigativa se justifica na medida em que se verifica a necessidade de promover processos formativos que compreendam a relação entre a formação de professores/as e o trabalho docente de professores/as iniciantes, além da autoria dos processos pedagógicos. A pesquisa se fundamenta em estudos de autores como Josso, Delory-Momberger, Nóvoa, Passeggi, Leal da Costa, Alheit e Fontoura. Partimos de perspectivas que valorizam a participação dos sujeitos na investigação e na formação, mantendo relações entre ambas. Compreendemos que investigar e? uma ferramenta essencial na formac?a?o de professores/as, pois permite a compreensão de si e da profissão, além de promover a conscientização da prática e interferir na construc?a?o profissional. Nesse sentido, dedicamo-nos à metodologia das narrativas como dispositivo potencializador de reflexão e formação. Como proposta de co-interpretação das narrativas, desenvolvemos a Tematização para o diálogo entre os achados da pesquisa e os referenciais teóricos. Para este trabalho, destacamos um dos temas que emergiram nas fontes narrativas dos professores/as: O caminho da construção de um devir é uma busca de sentido: identidade e sentido da profissão docente, o qual abrange as seguintes subtmemáticas analisadas: a) escolha profissional docente; b) identidade profissional docente; c) sentido da profissão docente. Evidenciamos que os processos de reflexividade narrativa e biograficidade estão presentes nas fontes narrativas, ou seja, como os/as professores/as construíram o sentido da profissão docente em suas vidas e como interpretaram suas próprias experiências.

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