Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO AZUL DE BROMOTIMOL EM AULAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA: UMA ESTRATÉGIA INCLUSIVA PARA ENGAJAR ESTUDANTES COM ESPECTRO AUTISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Atualmente práticas e estratégias de ensino que promovam a inclusão no espaço educacional, têm sido cada vez mais discutidas. Indicadores ácido-base, como o azul de bromotimol, possuem a capacidade de mudança brusca de coloração em resposta à variação do pH do meio e, por este motivo, têm sido empregados como ferramenta didática em aulas práticas. Neste cenário, o presente estudo tem como objetivo investigar o potencial uso azul de bromotimol em aulas experimentais de química, como recurso à promoção de estratégias inclusivas para estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). A pesquisa adotará natureza qualitativa e será realizada em duas etapas. Inicialmente será realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, dissertações e outros materiais publicados no Portal de Periódicos da CAPES, nos últimos 10 anos, que tratem da aplicação pedagógica de indicadores ácido-base na educação especial. Na segunda etapa, considerando as particularidades sensoriais e cognitivas dos estudantes TEA, serão discutidas potencialidades e limitações do uso do azul de bromotimol em aulas experimentais de química e na promoção da inclusão e aprendizagem significativa. Acreditamos que a propriedade colorimétrica clara e previsível deste indicador associada à metodologias adaptadas, possa contribuir para criação de um ambiente educacional mais acessível e motivador, contribuindo para o enriquecimento de práticas inclusivas no ensino de química.

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