A POLITICA DE COTAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DA UNITINS: IMPACTOS E DESAFIOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131251 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3055 "inscrito_id" => 9402 "titulo" => "A POLITICA DE COTAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DA UNITINS: IMPACTOS E DESAFIOS." "resumo" => "Este estudo analisa o engajamento acadêmico e o impacto da política de cotas entre os estudantes da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), campus Araguatins, no período de 2022 a 2025. A pesquisa enfatiza a importância das ações afirmativas na promoção da equidade educacional e no acesso ao ensino superior. Para estimar os efeitos das cotas e o nível de engajamento dos estudantes beneficiados, foram analisados editais de vestibular, auxílios estudantis, iniciação científica, iniciação à docência, auxílio permanência e produção acadêmica. O referencial teórico fundamenta-se na análise de políticas públicas voltadas à inclusão educacional e na avaliação de seus impactos no desempenho acadêmico. A metodologia adotada confronta evidências da literatura com os dados coletados, permitindo uma análise crítica sobre os efeitos das cotas no engajamento estudantil. Os resultados indicam que os estudantes cotistas apresentam maior participação nos editais analisados, evidenciando um impacto positivo da política de cotas no curto prazo. Ademais, a pesquisa demonstra que essa política contribui para a redução das desigualdades socioeconômicas, promovendo maior equidade no acesso à educação superior sem comprometer a qualidade do ensino. Os achados reforçam a necessidade de manutenção e aprimoramento das políticas de inclusão no ensino superior, consolidando as cotas como um instrumento eficaz na democratização educacional. O estudo oferece subsídios para a formulação de políticas públicas que favoreçam a inserção de grupos historicamente desfavorecidos, ampliando a justiça social e as oportunidades educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9402_TB3055_11032025213403.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO MENDES DE ANCHIETA MARINHO" "autor_nome_curto" => "Sérgio Mendes" "autor_email" => "sergio.ma@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131251 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3055 "inscrito_id" => 9402 "titulo" => "A POLITICA DE COTAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DA UNITINS: IMPACTOS E DESAFIOS." "resumo" => "Este estudo analisa o engajamento acadêmico e o impacto da política de cotas entre os estudantes da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), campus Araguatins, no período de 2022 a 2025. A pesquisa enfatiza a importância das ações afirmativas na promoção da equidade educacional e no acesso ao ensino superior. Para estimar os efeitos das cotas e o nível de engajamento dos estudantes beneficiados, foram analisados editais de vestibular, auxílios estudantis, iniciação científica, iniciação à docência, auxílio permanência e produção acadêmica. O referencial teórico fundamenta-se na análise de políticas públicas voltadas à inclusão educacional e na avaliação de seus impactos no desempenho acadêmico. A metodologia adotada confronta evidências da literatura com os dados coletados, permitindo uma análise crítica sobre os efeitos das cotas no engajamento estudantil. Os resultados indicam que os estudantes cotistas apresentam maior participação nos editais analisados, evidenciando um impacto positivo da política de cotas no curto prazo. Ademais, a pesquisa demonstra que essa política contribui para a redução das desigualdades socioeconômicas, promovendo maior equidade no acesso à educação superior sem comprometer a qualidade do ensino. Os achados reforçam a necessidade de manutenção e aprimoramento das políticas de inclusão no ensino superior, consolidando as cotas como um instrumento eficaz na democratização educacional. O estudo oferece subsídios para a formulação de políticas públicas que favoreçam a inserção de grupos historicamente desfavorecidos, ampliando a justiça social e as oportunidades educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9402_TB3055_11032025213403.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO MENDES DE ANCHIETA MARINHO" "autor_nome_curto" => "Sérgio Mendes" "autor_email" => "sergio.ma@unitins.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }