Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA GERER NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo relata a experiência de mudanças significativas ocorridas em uma escola pública da zona oeste do Rio de Janeiro, após a criação da Gerência de Educação das Relações Étnico-Raciais (GERER). A pesquisa tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela GERER e os impactos dessas ações na comunidade escolar. A investigação parte de questões centrais, como: quais os impactos das ações da GERER para os envolvidos? Como as formações oferecidas influenciaram os docentes? Quais as mudanças observadas na gestão e nas práticas pedagógicas da unidade? A partir dessas indagações, buscou-se compreender como as relações étnico-raciais eram vivenciadas antes e depois da implementação da GERER na escola. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com ênfase na análise das práticas pedagógicas e na observação das mudanças comportamentais dos sujeitos envolvidos, incluindo a equipe gestora e os docentes. A análise revelou que o maior impacto foi observado em um membro da equipe gestora, que, em conjunto com a direção da escola, incentivou ações focadas na educação das relações étnico-raciais, utilizando materiais e estratégias da GERER. Os resultados indicam que as formações oferecidas aos docentes, somadas ao apoio da gestão escolar, foram essenciais para a construção de uma educação antirracista, contribuindo para o fortalecimento da identidade negra positiva. A pesquisa evidencia a importância de uma gestão escolar comprometida com as questões étnico-raciais para a promoção de um ambiente educacional inclusivo e antirracista.

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