A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1179 "inscrito_id" => 6071 "titulo" => "A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES" "resumo" => "As recentes reformulações do Novo Ensino Médio e a atual Política Nacional do Ensino Médio puseram a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular no centro do debate educacional. São mudanças que buscam dar conta das demandas de um mundo globalizado, cuja prioridade do ensino se volta para o desenvolvimento de competências. O principal questionamento acerca dessa abordagem é se esse modelo curricular garante, de fato, uma formação integral e crítica ou se dar reforço a um modelo tecnicista e instrumentalizado de educação. Diante desse panorama, este trabalho aborda a seguinte questão problema: como a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular têm sido abordadas pela literatura acadêmica no que se referem às reflexões sobre a formação integral no Ensino Médio no Brasil? Diante de tal questão, esta pesquisa propõe refletir, à luz da literatura acadêmica, sobre a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular, analisando suas implicações na formação integral dos estudantes do Ensino Médio no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, reconhecendo que esse enfoque permite a construção e revisão de novas abordagens sobre o fenômeno estudado. Para embasar a discussão teórica, serão analisados conceitos chave desse processo e seus impactos com o suporte de autores como Machado (2002), Kuenzer (2000; 2002; 2017), Ramos e Paranhos (2022), entre outros estudiosos da temática. Sendo uma investigação em estágio inicial, este trabalho constitui um primeiro passo na construção do referencial teórico para o Projeto de Tese de Doutorado, com a finalidade de contribuir para o debate sobre a Pedagogia das Competências no Ensino Médio Potiguar, contexto específico da pesquisa, o que justifica o levantamento bibliográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6071_TB1179_09032025142444.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOMARA DANTAS PESSOA" "autor_nome_curto" => "JOMARA DANTAS" "autor_email" => "jomaradp@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1179 "inscrito_id" => 6071 "titulo" => "A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES" "resumo" => "As recentes reformulações do Novo Ensino Médio e a atual Política Nacional do Ensino Médio puseram a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular no centro do debate educacional. São mudanças que buscam dar conta das demandas de um mundo globalizado, cuja prioridade do ensino se volta para o desenvolvimento de competências. O principal questionamento acerca dessa abordagem é se esse modelo curricular garante, de fato, uma formação integral e crítica ou se dar reforço a um modelo tecnicista e instrumentalizado de educação. Diante desse panorama, este trabalho aborda a seguinte questão problema: como a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular têm sido abordadas pela literatura acadêmica no que se referem às reflexões sobre a formação integral no Ensino Médio no Brasil? Diante de tal questão, esta pesquisa propõe refletir, à luz da literatura acadêmica, sobre a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular, analisando suas implicações na formação integral dos estudantes do Ensino Médio no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, reconhecendo que esse enfoque permite a construção e revisão de novas abordagens sobre o fenômeno estudado. Para embasar a discussão teórica, serão analisados conceitos chave desse processo e seus impactos com o suporte de autores como Machado (2002), Kuenzer (2000; 2002; 2017), Ramos e Paranhos (2022), entre outros estudiosos da temática. Sendo uma investigação em estágio inicial, este trabalho constitui um primeiro passo na construção do referencial teórico para o Projeto de Tese de Doutorado, com a finalidade de contribuir para o debate sobre a Pedagogia das Competências no Ensino Médio Potiguar, contexto específico da pesquisa, o que justifica o levantamento bibliográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6071_TB1179_09032025142444.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOMARA DANTAS PESSOA" "autor_nome_curto" => "JOMARA DANTAS" "autor_email" => "jomaradp@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }