Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As recentes reformulações do Novo Ensino Médio e a atual Política Nacional do Ensino Médio puseram a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular no centro do debate educacional. São mudanças que buscam dar conta das demandas de um mundo globalizado, cuja prioridade do ensino se volta para o desenvolvimento de competências. O principal questionamento acerca dessa abordagem é se esse modelo curricular garante, de fato, uma formação integral e crítica ou se dar reforço a um modelo tecnicista e instrumentalizado de educação. Diante desse panorama, este trabalho aborda a seguinte questão problema: como a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular têm sido abordadas pela literatura acadêmica no que se referem às reflexões sobre a formação integral no Ensino Médio no Brasil? Diante de tal questão, esta pesquisa propõe refletir, à luz da literatura acadêmica, sobre a Pedagogia das Competências e a flexibilização curricular, analisando suas implicações na formação integral dos estudantes do Ensino Médio no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, reconhecendo que esse enfoque permite a construção e revisão de novas abordagens sobre o fenômeno estudado. Para embasar a discussão teórica, serão analisados conceitos chave desse processo e seus impactos com o suporte de autores como Machado (2002), Kuenzer (2000; 2002; 2017), Ramos e Paranhos (2022), entre outros estudiosos da temática. Sendo uma investigação em estágio inicial, este trabalho constitui um primeiro passo na construção do referencial teórico para o Projeto de Tese de Doutorado, com a finalidade de contribuir para o debate sobre a Pedagogia das Competências no Ensino Médio Potiguar, contexto específico da pesquisa, o que justifica o levantamento bibliográfico.

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