Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA DOMINAÇÃO CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE MAX WEBER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129050
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 1991
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA DOMINAÇÃO CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE MAX WEBER"
    "resumo" => "Este artigo investiga a influência histórica da Igreja Católica na formação educacional brasileira, utilizando como referencial teórico os conceitos de dominação legítima de Max Weber - tradicional, carismática e racional-legal. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, baseia-se nas abordagens de autores como Lüdke e André (1986), que destacam a importância de compreender fenômenos educacionais em seus contextos sociais e históricos, bem como em Paiva (2015) e Hansen (2003), que abordam o impacto da Igreja na construção do sistema educacional brasileiro. O estudo analisa como a Companhia de Jesus estruturou uma educação voltada à catequese e ao controle social, influenciando tanto as elites quanto os povos originários. Essas formas de dominação moldaram o sistema educacional desde o período colonial, consolidando práticas pedagógicas e institucionais que persistem até os dias atuais. A separação entre Igreja e Estado não eliminou essa influência, evidenciada na permanência de valores pedagógicos católicos, como o ensino religioso escolar. Os resultados apontam que a educação foi utilizada como instrumento central de poder pela Igreja, marcando profundamente a configuração educacional brasileira. Este trabalho reflete sobre as transformações e permanências desse legado, destacando sua relevância histórica e sociológica na formação cultural do país. A pesquisa mostra como a Igreja Católica usou a educação como meio para consolidar seu poder, influenciar a formação de identidades sociais e culturais, e perpetuar valores que, mesmo ao longo de séculos, continuam a ser transmitidos nas salas de aula. Apesar da separação entre Igreja e Estado, muitos princípios e práticas fundamentados pela Igreja Católica permanecem, refletindo uma continuidade na interação entre religião e educação no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1991_TB29_16122024090716.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA VITÓRIA GONTIJO MORAES"
    "autor_nome_curto" => "SARA GONTIJO"
    "autor_email" => "saravgontijo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129050
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 1991
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA DOMINAÇÃO CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE MAX WEBER"
    "resumo" => "Este artigo investiga a influência histórica da Igreja Católica na formação educacional brasileira, utilizando como referencial teórico os conceitos de dominação legítima de Max Weber - tradicional, carismática e racional-legal. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, baseia-se nas abordagens de autores como Lüdke e André (1986), que destacam a importância de compreender fenômenos educacionais em seus contextos sociais e históricos, bem como em Paiva (2015) e Hansen (2003), que abordam o impacto da Igreja na construção do sistema educacional brasileiro. O estudo analisa como a Companhia de Jesus estruturou uma educação voltada à catequese e ao controle social, influenciando tanto as elites quanto os povos originários. Essas formas de dominação moldaram o sistema educacional desde o período colonial, consolidando práticas pedagógicas e institucionais que persistem até os dias atuais. A separação entre Igreja e Estado não eliminou essa influência, evidenciada na permanência de valores pedagógicos católicos, como o ensino religioso escolar. Os resultados apontam que a educação foi utilizada como instrumento central de poder pela Igreja, marcando profundamente a configuração educacional brasileira. Este trabalho reflete sobre as transformações e permanências desse legado, destacando sua relevância histórica e sociológica na formação cultural do país. A pesquisa mostra como a Igreja Católica usou a educação como meio para consolidar seu poder, influenciar a formação de identidades sociais e culturais, e perpetuar valores que, mesmo ao longo de séculos, continuam a ser transmitidos nas salas de aula. Apesar da separação entre Igreja e Estado, muitos princípios e práticas fundamentados pela Igreja Católica permanecem, refletindo uma continuidade na interação entre religião e educação no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1991_TB29_16122024090716.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA VITÓRIA GONTIJO MORAES"
    "autor_nome_curto" => "SARA GONTIJO"
    "autor_email" => "saravgontijo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga a influência histórica da Igreja Católica na formação educacional brasileira, utilizando como referencial teórico os conceitos de dominação legítima de Max Weber - tradicional, carismática e racional-legal. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, baseia-se nas abordagens de autores como Lüdke e André (1986), que destacam a importância de compreender fenômenos educacionais em seus contextos sociais e históricos, bem como em Paiva (2015) e Hansen (2003), que abordam o impacto da Igreja na construção do sistema educacional brasileiro. O estudo analisa como a Companhia de Jesus estruturou uma educação voltada à catequese e ao controle social, influenciando tanto as elites quanto os povos originários. Essas formas de dominação moldaram o sistema educacional desde o período colonial, consolidando práticas pedagógicas e institucionais que persistem até os dias atuais. A separação entre Igreja e Estado não eliminou essa influência, evidenciada na permanência de valores pedagógicos católicos, como o ensino religioso escolar. Os resultados apontam que a educação foi utilizada como instrumento central de poder pela Igreja, marcando profundamente a configuração educacional brasileira. Este trabalho reflete sobre as transformações e permanências desse legado, destacando sua relevância histórica e sociológica na formação cultural do país. A pesquisa mostra como a Igreja Católica usou a educação como meio para consolidar seu poder, influenciar a formação de identidades sociais e culturais, e perpetuar valores que, mesmo ao longo de séculos, continuam a ser transmitidos nas salas de aula. Apesar da separação entre Igreja e Estado, muitos princípios e práticas fundamentados pela Igreja Católica permanecem, refletindo uma continuidade na interação entre religião e educação no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.