OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO LEITORA: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO INCENTIVO À LEITURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131184 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2962 "inscrito_id" => 9043 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO LEITORA: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO INCENTIVO À LEITURA" "resumo" => "Este estudo investiga os fatores que influenciam a formação leitora no Ensino Médio, destacando o papel da escola e do professor como mediadores desse processo. O objetivo é analisar como a intervenção docente e as práticas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento do hábito de leitura, considerando aspectos como motivação, interação social e construção de significado. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, baseia-se em análise bibliográfica e documental para compreender os desafios no estímulo à leitura e as estratégias mais eficazes para promover o engajamento dos jovens na sala de aula de Língua Portuguesa. Os resultados indicam que abordagens descontextualizadas, a imposição de leituras sem considerar os interesses dos estudantes e a ausência de estratégias voltadas para o pensamento crítico comprometem esse processo. A discussão ressalta a importância de metodologias e práticas pedagógicas que incentivem a autonomia dos estudantes e aproximem os jovens de uma leitura que dialogue com suas experiências significativas. Sendo assim, a formação leitora é potencializada por práticas pedagógicas que consideram o contexto e os interesses dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de leitores críticos, participativos e engajados em sua própria formação literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9043_TB2962_11032025211415.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA CRISTINA SILVA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "MAYSA" "autor_email" => "maysacristinasv@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131184 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2962 "inscrito_id" => 9043 "titulo" => "OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO LEITORA: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO INCENTIVO À LEITURA" "resumo" => "Este estudo investiga os fatores que influenciam a formação leitora no Ensino Médio, destacando o papel da escola e do professor como mediadores desse processo. O objetivo é analisar como a intervenção docente e as práticas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento do hábito de leitura, considerando aspectos como motivação, interação social e construção de significado. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, baseia-se em análise bibliográfica e documental para compreender os desafios no estímulo à leitura e as estratégias mais eficazes para promover o engajamento dos jovens na sala de aula de Língua Portuguesa. Os resultados indicam que abordagens descontextualizadas, a imposição de leituras sem considerar os interesses dos estudantes e a ausência de estratégias voltadas para o pensamento crítico comprometem esse processo. A discussão ressalta a importância de metodologias e práticas pedagógicas que incentivem a autonomia dos estudantes e aproximem os jovens de uma leitura que dialogue com suas experiências significativas. Sendo assim, a formação leitora é potencializada por práticas pedagógicas que consideram o contexto e os interesses dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de leitores críticos, participativos e engajados em sua própria formação literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9043_TB2962_11032025211415.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA CRISTINA SILVA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "MAYSA" "autor_email" => "maysacristinasv@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }