A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE A APLICAÇÃO DE MINIAULAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130766 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2378 "inscrito_id" => 9767 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE A APLICAÇÃO DE MINIAULAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "A construção da identidade docente é um processo contínuo e fundamental na formação inicial de professores. Esse estudo teve como objetivo analisar a concepção de discentes de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a aplicação de miniaulas como estratégia pedagógica no desenvolvimento e consolidação da identidade docente de professores em formação. A pesquisa ocorreu a partir das experiências vivenciadas pelos autores e seus colegas durante os dois primeiros semestres do curso de licenciatura, especificamente nas atividades iniciais de Prática Docente, nas quais os discentes foram orientados a planejar e ministrar miniaulas como parte da avaliação. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada na aplicação de questionários, registros reflexivos e relatos orais de licenciandos que participaram das atividades. A análise dos dados obtidos aponta que, na visão dos licenciandos em Ciências Naturais, as miniaulas contribuem para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, promovem o exercício da autonomia e proporcionam uma aproximação concreta com a realidade da prática docente. Além disso, favorecem a autoconfiança, o senso de responsabilidade e a reflexão crítica sobre o papel do professor na sala de aula. Quando requisitados a verbalizar sobre as miniaulas, em geral, os alunos argumentam que essa atividade possibilita, entre outros aspectos, o treinamento docente da regência de classe, a construção de objetivos e avaliações, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à prática de ensino, a construção do planejamento docente e a seleção de conteúdos de acordo com o tempo previsto para a aula. Conclui-se que as miniaulas representam um instrumento de ensino formativo adequado para a docência, atuando como elemento impulsionador no processo de construção da identidade profissional do futuro docente, especialmente quando inseridas desde os primeiros períodos do curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9767_TB2378_11032025172348.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAELANY CRISTINA VIEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CAELANY" "autor_email" => "caelany12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130766 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2378 "inscrito_id" => 9767 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE A APLICAÇÃO DE MINIAULAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "A construção da identidade docente é um processo contínuo e fundamental na formação inicial de professores. Esse estudo teve como objetivo analisar a concepção de discentes de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a aplicação de miniaulas como estratégia pedagógica no desenvolvimento e consolidação da identidade docente de professores em formação. A pesquisa ocorreu a partir das experiências vivenciadas pelos autores e seus colegas durante os dois primeiros semestres do curso de licenciatura, especificamente nas atividades iniciais de Prática Docente, nas quais os discentes foram orientados a planejar e ministrar miniaulas como parte da avaliação. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada na aplicação de questionários, registros reflexivos e relatos orais de licenciandos que participaram das atividades. A análise dos dados obtidos aponta que, na visão dos licenciandos em Ciências Naturais, as miniaulas contribuem para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, promovem o exercício da autonomia e proporcionam uma aproximação concreta com a realidade da prática docente. Além disso, favorecem a autoconfiança, o senso de responsabilidade e a reflexão crítica sobre o papel do professor na sala de aula. Quando requisitados a verbalizar sobre as miniaulas, em geral, os alunos argumentam que essa atividade possibilita, entre outros aspectos, o treinamento docente da regência de classe, a construção de objetivos e avaliações, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à prática de ensino, a construção do planejamento docente e a seleção de conteúdos de acordo com o tempo previsto para a aula. Conclui-se que as miniaulas representam um instrumento de ensino formativo adequado para a docência, atuando como elemento impulsionador no processo de construção da identidade profissional do futuro docente, especialmente quando inseridas desde os primeiros períodos do curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9767_TB2378_11032025172348.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAELANY CRISTINA VIEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CAELANY" "autor_email" => "caelany12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }