Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELEMENTOS IDENTIFICADORES DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 3O ANO DO ENSINO MÉDIO NA COMPONENTE CURRICULAR DE FÍSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho são apresentados alguns elementos identificadores da crença de autoeficácia (Albert Bandura) presentes em textos produzidos por alunos do 3º ano do ensino médio em um curso técnico no contexto da disciplina de Física. A análise abrange respostas que estudantes deram à última “prova” do ano, que consistia em perguntas de ordem reflexiva, incentivando-os a refletirem sobre suas experiências no ensino médio com foco em Física, considerando suas vivências ao longo dos três anos de curso médio. Em um primeiro momento é possível perceber como os alunos possuem crenças de autoeficácia mais ou menos estabelecidas, bem como se sentem mais capazes de aprender Física conforme têm mais sucesso na resolução de exercícios e como essa sensação é alavancada pela realização de experimentos. A pesquisa traz à tona como metodologias como a realização de experimentos, além da resolução de exercícios, a interação com os colegas e o feedback constante impactam a autoconfiança dos alunos em suas capacidades de aprender e superar desafios, evidenciando enfoque nos experimentos. Através dessas práticas pedagógicas, muitos alunos demonstram um crescimento significativo em sua autoeficácia, superando a percepção inicial de que a Física era uma disciplina inalcançável. O estudo sugere que a abordagem pedagógica adotada, mesclando prática e teoria tem um papel central no desenvolvimento da autoeficácia dos alunos.

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