Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA PEDAGÓGICA COM O USO DE LIBRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E INTERAÇÃO PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORA SURDA E ALUNOS SURDOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130198
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1594
    "inscrito_id" => 6782
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA COM O USO DE LIBRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E INTERAÇÃO PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORA SURDA E ALUNOS SURDOS."
    "resumo" => "No presente artigo iremos sistemazar uma experiência de ensino aprendizagem no contexto de uma oficina pedagógica, que realizamos com alunos surdos das séries iniciais do Ensino Fundamental I, da Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Surdos – INES. A oficina foi realizada com o objetivo de testar metodologia de ensino e avaliar o seu potencial para garantir a aprendizagem do tema trabalhado, assim como a interação dialógica entre a professora surda e alunos surdos. Metodologicamente, a sessão pedagógica foi organizada e realizada semanalmente com alunos do 3º ano do ensino fundamental. Trabalhamos temas de matemática, com o uso da Libras e materiais didáticos em Libras de forma dialógica, com o uso de recursos imagéticos, cujas figuras em libras eram referentes à situações práticas do cotidiano, assim como um alfabeto manual que tratava de conteúdos matemáticos, como os numerais, que foi trabalhado de forma lúdica como estratégia de motivação e aprendizagem dos alunos. A oficina temática foi utilizada como estratégia de uso de Libras no ensino e formação de participantes surdos em espaços educativos e níveis de ensino diferentes. Os resultados mostram que as estratégias didático-metodológicas chamaram bastante atenção dos alunos e os motivaram para a aprendizagem mesmo tendo diferenças linguísticas, deficientes processos de aprendizagem e com o uso da Libras e materiais didáticos adaptados, os surdos podem se devolverem tranquilamente em seu processo de ensino e aprendizagem. Por fim, foi possível registrar o interesse dos participantes nessa forma de comunicação da matemática, com o uso de materiais didáticos na própria Libras, assim como construir respostas de operações matemática utilizando a adição ou subtração com o uso da Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6782_TB1594_15032025205134.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA SIMONE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "simone.lifr11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130198
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1594
    "inscrito_id" => 6782
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA COM O USO DE LIBRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E INTERAÇÃO PEDAGÓGICAS ENTRE PROFESSORA SURDA E ALUNOS SURDOS."
    "resumo" => "No presente artigo iremos sistemazar uma experiência de ensino aprendizagem no contexto de uma oficina pedagógica, que realizamos com alunos surdos das séries iniciais do Ensino Fundamental I, da Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Surdos – INES. A oficina foi realizada com o objetivo de testar metodologia de ensino e avaliar o seu potencial para garantir a aprendizagem do tema trabalhado, assim como a interação dialógica entre a professora surda e alunos surdos. Metodologicamente, a sessão pedagógica foi organizada e realizada semanalmente com alunos do 3º ano do ensino fundamental. Trabalhamos temas de matemática, com o uso da Libras e materiais didáticos em Libras de forma dialógica, com o uso de recursos imagéticos, cujas figuras em libras eram referentes à situações práticas do cotidiano, assim como um alfabeto manual que tratava de conteúdos matemáticos, como os numerais, que foi trabalhado de forma lúdica como estratégia de motivação e aprendizagem dos alunos. A oficina temática foi utilizada como estratégia de uso de Libras no ensino e formação de participantes surdos em espaços educativos e níveis de ensino diferentes. Os resultados mostram que as estratégias didático-metodológicas chamaram bastante atenção dos alunos e os motivaram para a aprendizagem mesmo tendo diferenças linguísticas, deficientes processos de aprendizagem e com o uso da Libras e materiais didáticos adaptados, os surdos podem se devolverem tranquilamente em seu processo de ensino e aprendizagem. Por fim, foi possível registrar o interesse dos participantes nessa forma de comunicação da matemática, com o uso de materiais didáticos na própria Libras, assim como construir respostas de operações matemática utilizando a adição ou subtração com o uso da Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6782_TB1594_15032025205134.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA SIMONE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "simone.lifr11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente artigo iremos sistemazar uma experiência de ensino aprendizagem no contexto de uma oficina pedagógica, que realizamos com alunos surdos das séries iniciais do Ensino Fundamental I, da Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Surdos – INES. A oficina foi realizada com o objetivo de testar metodologia de ensino e avaliar o seu potencial para garantir a aprendizagem do tema trabalhado, assim como a interação dialógica entre a professora surda e alunos surdos. Metodologicamente, a sessão pedagógica foi organizada e realizada semanalmente com alunos do 3º ano do ensino fundamental. Trabalhamos temas de matemática, com o uso da Libras e materiais didáticos em Libras de forma dialógica, com o uso de recursos imagéticos, cujas figuras em libras eram referentes à situações práticas do cotidiano, assim como um alfabeto manual que tratava de conteúdos matemáticos, como os numerais, que foi trabalhado de forma lúdica como estratégia de motivação e aprendizagem dos alunos. A oficina temática foi utilizada como estratégia de uso de Libras no ensino e formação de participantes surdos em espaços educativos e níveis de ensino diferentes. Os resultados mostram que as estratégias didático-metodológicas chamaram bastante atenção dos alunos e os motivaram para a aprendizagem mesmo tendo diferenças linguísticas, deficientes processos de aprendizagem e com o uso da Libras e materiais didáticos adaptados, os surdos podem se devolverem tranquilamente em seu processo de ensino e aprendizagem. Por fim, foi possível registrar o interesse dos participantes nessa forma de comunicação da matemática, com o uso de materiais didáticos na própria Libras, assim como construir respostas de operações matemática utilizando a adição ou subtração com o uso da Libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.