PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1585 "inscrito_id" => 564 "titulo" => "PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem matemática para alunos com autismo e deficiência intelectual, tem sido um desafio, em salas de aula de escola pública, pois se faz necessário que o professor encontre maneiras para efetivar a inclusão, de forma que todos os alunos participem efetivamente dos momentos de aprendizagem dos conteúdos propostos . Neste sentido, este texto tem como objetivo explanar propostas de atividades matemáticas para o público alvo da Educação Especial,vislumbrando caminhos para a efetiva inclusão. A metodologia é de abordagem qualitativa, na medida em que discute sobre os benefícios das propostas utilizadas, em face do processo de inclusão, durante as aulas de matemática. As metodologias de ensino e aprendizagem se debruçam no campo da Educação Matemática, especificamente, na utilização de jogos e materiais concretos, com objetivos específicos de aprensizagem, de acordo com o objeto de conhecimento matemático. Os sujeitos envolvidos foram alunos com autismo e deficiência intelectual, do 8 ano e 9 ano do Ensino Fundamental-Anos Finais, juntamente com a professora de matemática, responsável pela elaboração e execução das atividades adaptadas. A produção dos materiais possibilitou à professora de matemática, desafios necessários a sua formação e constante evolução, frente aos estudos voltados ao componente curricular matemática e à tarefa de adaptação de atividades matemáticas; enquanto que, a exploração das atividades, tem sido importante para que os alunos com autismo e deficiência intelectual sejam, de fato, incluídos no processo de ensino e aprendizagem matemática. Esperamos que essa produção possibilite aos profissionais da educação matemática, interesse pela produção de materiais adaptados, que venham subsidiar suas aulas, e principalmente, que colaborem para que os alunos, público da Educação Especial, participem de forma eficaz de todo o contexto que envolve o processo de ensinar e aprender matemática, em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID564_TB1585_13032025215421.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DOS PASSOS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ROSANA PASSOS" "autor_email" => "rosanacorrea58@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1585 "inscrito_id" => 564 "titulo" => "PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem matemática para alunos com autismo e deficiência intelectual, tem sido um desafio, em salas de aula de escola pública, pois se faz necessário que o professor encontre maneiras para efetivar a inclusão, de forma que todos os alunos participem efetivamente dos momentos de aprendizagem dos conteúdos propostos . Neste sentido, este texto tem como objetivo explanar propostas de atividades matemáticas para o público alvo da Educação Especial,vislumbrando caminhos para a efetiva inclusão. A metodologia é de abordagem qualitativa, na medida em que discute sobre os benefícios das propostas utilizadas, em face do processo de inclusão, durante as aulas de matemática. As metodologias de ensino e aprendizagem se debruçam no campo da Educação Matemática, especificamente, na utilização de jogos e materiais concretos, com objetivos específicos de aprensizagem, de acordo com o objeto de conhecimento matemático. Os sujeitos envolvidos foram alunos com autismo e deficiência intelectual, do 8 ano e 9 ano do Ensino Fundamental-Anos Finais, juntamente com a professora de matemática, responsável pela elaboração e execução das atividades adaptadas. A produção dos materiais possibilitou à professora de matemática, desafios necessários a sua formação e constante evolução, frente aos estudos voltados ao componente curricular matemática e à tarefa de adaptação de atividades matemáticas; enquanto que, a exploração das atividades, tem sido importante para que os alunos com autismo e deficiência intelectual sejam, de fato, incluídos no processo de ensino e aprendizagem matemática. Esperamos que essa produção possibilite aos profissionais da educação matemática, interesse pela produção de materiais adaptados, que venham subsidiar suas aulas, e principalmente, que colaborem para que os alunos, público da Educação Especial, participem de forma eficaz de todo o contexto que envolve o processo de ensinar e aprender matemática, em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID564_TB1585_13032025215421.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DOS PASSOS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ROSANA PASSOS" "autor_email" => "rosanacorrea58@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }