UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130131 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho é parte da atividade final da disciplina História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás e objetivou investigar como a História da Matemática é abordada nos livros didáticos de Matemática. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para 3º e 4º ciclos, a história da matemática é um recurso importante no ensino da matemática pois, mostra a matemática como uma criação humana ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos. A pesquisa se fundamena numa abordagem qualitativa, com análise documental de livros didáticos. Como referencial teórico nos apoiamos em Miguel (1997), Miranda e Câmara (2024), D’Ambrosio (1999), Roque (2012). Os principais resultados indicam que, embora a História da Matemática esteja presente em alguns materiais, sua abordagem nem sempre é aprofundada ou vinculada ao desenvolvimento do conteúdo matemático. Dessa forma, sugere-se uma maior integração desse recurso nos livros didáticos, com propostas que favoreçam a aplicação da História da Matemática de forma mais significativa no ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1977_TB1505_28032025212441.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS GONÇALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.souza@aluno.ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130131 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho é parte da atividade final da disciplina História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás e objetivou investigar como a História da Matemática é abordada nos livros didáticos de Matemática. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para 3º e 4º ciclos, a história da matemática é um recurso importante no ensino da matemática pois, mostra a matemática como uma criação humana ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos. A pesquisa se fundamena numa abordagem qualitativa, com análise documental de livros didáticos. Como referencial teórico nos apoiamos em Miguel (1997), Miranda e Câmara (2024), D’Ambrosio (1999), Roque (2012). Os principais resultados indicam que, embora a História da Matemática esteja presente em alguns materiais, sua abordagem nem sempre é aprofundada ou vinculada ao desenvolvimento do conteúdo matemático. Dessa forma, sugere-se uma maior integração desse recurso nos livros didáticos, com propostas que favoreçam a aplicação da História da Matemática de forma mais significativa no ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1977_TB1505_28032025212441.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS GONÇALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.souza@aluno.ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }