Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129995
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1319
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de recursos didáticos como ferramentas metodológicas para a alfabetização e letramento de alunos em uma escola particular de Bacabal – MA. Foi desenvolvido com o intuito de analisar a eficiência da aplicação dos recursos no processo de ensino-aprendizado, considerando que os mesmos podem potencializar a aprendizagem, obtendo uma metodologia mais dinâmica e envolvente para os alunos. Portanto, foi necessário identificar os tipos de materiais didáticos mais utilizados, observar as práticas pedagógicas dos docentes e mensurar o impacto dessas ferramentas no aprendizado dos educandos. Verificou-se, por meio de uma pesquisa de campo, com observação direta e entrevistas com professores, uma compreensão detalhada das percepções dos participantes. O referencial teórico baseia-se nas ideias de Soares (2020), que valoriza o aprendizado ativo e a autonomia, e na teoria de Piaget (2006) que destaca que a formação do conhecimento do aluno é dada por meio da interação com o espaço, e nas teorias de Batista( 2007). Diante disso, resultou-se que o uso de matérias didáticos favorece o engajamento dos alunos, que demonstraram maior interesse pelas atividades, os professores poderam aplicar metodologias diversificadas, o que facilitou o processo de ensino, e os alunos apresentaram melhorias nos níveis de leitura e escrita. Esses resultados permitiram a seguinte conclusão: os recursos dida?ticos são ferramentas essenciais no processo de alfabetizac?a?o e letramento, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e estimulante para os alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID115_TB1319_10032025103551.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILANE DE JESUS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TAILANE LIMA"
    "autor_email" => "limathailane19@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL UNIPLAN (UNIPLAN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129995
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1319
    "inscrito_id" => 115
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de recursos didáticos como ferramentas metodológicas para a alfabetização e letramento de alunos em uma escola particular de Bacabal – MA. Foi desenvolvido com o intuito de analisar a eficiência da aplicação dos recursos no processo de ensino-aprendizado, considerando que os mesmos podem potencializar a aprendizagem, obtendo uma metodologia mais dinâmica e envolvente para os alunos. Portanto, foi necessário identificar os tipos de materiais didáticos mais utilizados, observar as práticas pedagógicas dos docentes e mensurar o impacto dessas ferramentas no aprendizado dos educandos. Verificou-se, por meio de uma pesquisa de campo, com observação direta e entrevistas com professores, uma compreensão detalhada das percepções dos participantes. O referencial teórico baseia-se nas ideias de Soares (2020), que valoriza o aprendizado ativo e a autonomia, e na teoria de Piaget (2006) que destaca que a formação do conhecimento do aluno é dada por meio da interação com o espaço, e nas teorias de Batista( 2007). Diante disso, resultou-se que o uso de matérias didáticos favorece o engajamento dos alunos, que demonstraram maior interesse pelas atividades, os professores poderam aplicar metodologias diversificadas, o que facilitou o processo de ensino, e os alunos apresentaram melhorias nos níveis de leitura e escrita. Esses resultados permitiram a seguinte conclusão: os recursos dida?ticos são ferramentas essenciais no processo de alfabetizac?a?o e letramento, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e estimulante para os alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID115_TB1319_10032025103551.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILANE DE JESUS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TAILANE LIMA"
    "autor_email" => "limathailane19@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL UNIPLAN (UNIPLAN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o uso de recursos didáticos como ferramentas metodológicas para a alfabetização e letramento de alunos em uma escola particular de Bacabal – MA. Foi desenvolvido com o intuito de analisar a eficiência da aplicação dos recursos no processo de ensino-aprendizado, considerando que os mesmos podem potencializar a aprendizagem, obtendo uma metodologia mais dinâmica e envolvente para os alunos. Portanto, foi necessário identificar os tipos de materiais didáticos mais utilizados, observar as práticas pedagógicas dos docentes e mensurar o impacto dessas ferramentas no aprendizado dos educandos. Verificou-se, por meio de uma pesquisa de campo, com observação direta e entrevistas com professores, uma compreensão detalhada das percepções dos participantes. O referencial teórico baseia-se nas ideias de Soares (2020), que valoriza o aprendizado ativo e a autonomia, e na teoria de Piaget (2006) que destaca que a formação do conhecimento do aluno é dada por meio da interação com o espaço, e nas teorias de Batista( 2007). Diante disso, resultou-se que o uso de matérias didáticos favorece o engajamento dos alunos, que demonstraram maior interesse pelas atividades, os professores poderam aplicar metodologias diversificadas, o que facilitou o processo de ensino, e os alunos apresentaram melhorias nos níveis de leitura e escrita. Esses resultados permitiram a seguinte conclusão: os recursos dida?ticos são ferramentas essenciais no processo de alfabetizac?a?o e letramento, favorecendo a aprendizagem de forma significativa e estimulante para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.