CRITÉRIOS NORTEADORES PARA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS FOCADOS NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS PROFISSIONAIS
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Diante da crescente demanda por cursos de inglês com essa abordagem, o estudo fundamentou-se em perspectivas teóricas e metodológicas que exploram a análise de necessidades e a escolha criteriosa de materiais adequados. Com base nos textos seminais em Linfe e em pesquisas contemporâneas na área, apresentamos critérios que podem nortear uma avaliação sistemática e criteriosa de livros didáticos publicados e disponíveis. O esquema de análise proposto contempla aspectos linguísticos e contextuais sem negligenciar aspectos culturais, sociais e políticos. Foram analisados dois livros utilizados em cursos de inglês para negócios e, dentre os aspectos observados, destacam-se a adequação ao perfil dos aprendizes e as limitações na contextualização sociocultural dos conteúdos. Embora os materiais abordem temas linguísticos e situacionais relevantes para o ambiente corporativo, há necessidade de adaptações para melhor atender às demandas de alunos brasileiros em nível iniciante. Ao partir da análise de necessidade, apresentamos também uma reflexão sobre a classificação de níveis de proficiência comumente baseada em parâmetros internacionais e destacamos a importância em se considerar aprendizes com pouca ou nenhuma experiência prévia na língua alvo, como é possível constatar por meio de observação empírica ao trabalharmos com ensino de inglês para adultos iniciantes no Brasil. Assim, o estudo ressalta a importância de uma seleção criteriosa de materiais, que traga olhares para além das questões linguísticas e do repertório profissional, mas que também se debruce sobre questões socioculturais e locais dos aprendizes para garantir que o livros adotados e materiais adaptados ou criados sejam recursos úteis, adequados e que dialoguem com as realidades do aluno alvo." 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