O CINEMA COMO PEDAGOGIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DE GÊNERO EM O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129907 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1196 "inscrito_id" => 8251 "titulo" => "O CINEMA COMO PEDAGOGIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DE GÊNERO EM O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939)." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as questões de gênero apresentadas no filme O Morro dos Ventos Uivantes (1939), utilizando a linguagem cinematográfica como uma forma de pedagogia cultural. O cinema, enquanto objeto de estudo, é fundamental por estar inserido na história cultural, um movimento relevante para a trajetória da educação. O Morro dos Ventos Uivantes (1939), dirigido por William Wyler, adapta o romance de Emily Brontë. Situado no século XIX, em Yorkshire, retrata o romance proibido entre Cathy Earnshaw (Merle Oberon) e Heathcliff (Laurence Olivier). Esta pesquisa, pautada na metodologia da pesquisa histórica, analisa o cinema como um fenômeno social amplo e de complexa investigação. A pesquisa histórica busca compreender eventos, processos e contextos passados a partir da análise de fontes diversas. No caso do cinema, essa abordagem considera não apenas o filme, mas também sua produção, financiamento, elenco, avanços tecnológicos, contexto sociocultural, lançamento e recepção do público, evidenciando sua inserção em um sistema multifacetado da indústria cinematográfica. Através deste estudo pudemos observar que ao longo da história, o preconceito incentivou a competitividade entre mulheres, reforçando o machismo estrutural e a ideia de que apenas os homens são confiáveis. Desta feita, Reiteramos que o papel educacional do cinema se fundamenta pela lentes da pedagogia cultural, porém essa função não era unânime, pois com a consolidação dos estúdios, sua faceta industrial priorizava a comercialização das exibições fílmicas, refletindo a lógica capitalista da época." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8251_TB1196_09032025161120.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY TARGINO SILVA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "targinoshirley@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129907 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1196 "inscrito_id" => 8251 "titulo" => "O CINEMA COMO PEDAGOGIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DE GÊNERO EM O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939)." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as questões de gênero apresentadas no filme O Morro dos Ventos Uivantes (1939), utilizando a linguagem cinematográfica como uma forma de pedagogia cultural. O cinema, enquanto objeto de estudo, é fundamental por estar inserido na história cultural, um movimento relevante para a trajetória da educação. O Morro dos Ventos Uivantes (1939), dirigido por William Wyler, adapta o romance de Emily Brontë. Situado no século XIX, em Yorkshire, retrata o romance proibido entre Cathy Earnshaw (Merle Oberon) e Heathcliff (Laurence Olivier). Esta pesquisa, pautada na metodologia da pesquisa histórica, analisa o cinema como um fenômeno social amplo e de complexa investigação. A pesquisa histórica busca compreender eventos, processos e contextos passados a partir da análise de fontes diversas. No caso do cinema, essa abordagem considera não apenas o filme, mas também sua produção, financiamento, elenco, avanços tecnológicos, contexto sociocultural, lançamento e recepção do público, evidenciando sua inserção em um sistema multifacetado da indústria cinematográfica. Através deste estudo pudemos observar que ao longo da história, o preconceito incentivou a competitividade entre mulheres, reforçando o machismo estrutural e a ideia de que apenas os homens são confiáveis. Desta feita, Reiteramos que o papel educacional do cinema se fundamenta pela lentes da pedagogia cultural, porém essa função não era unânime, pois com a consolidação dos estúdios, sua faceta industrial priorizava a comercialização das exibições fílmicas, refletindo a lógica capitalista da época." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8251_TB1196_09032025161120.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY TARGINO SILVA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "targinoshirley@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }