INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE VÍDEOS DIDÁTICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129863 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1141 "inscrito_id" => 7662 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE VÍDEOS DIDÁTICOS" "resumo" => "Os alunos do ensino técnico em mecânica enfrentam dificuldades em relação às matérias, especialmente as de cálculo, proveniente da desconexão entre a teoria e a prática do que está sendo estudado. O aluno não consegue associar o que foi ensinando às situações reais, comprometendo o aprendizado e posteriormente sua aplicação profissional. Dessa forma, torna-se necessário buscar uma alternativa que supere as falhas do método tradicional, uma nova abordagem que integre a teoria e prática para favorecer o entendimento do aluno. Objetivos: Desenvolver e avaliar uma metodologia auxiliar de ensino baseada em situações reais, utilizando a produção de vídeos didáticos, demonstrando assim a aplicação prática dos conceitos vistos em sala de aula. Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa, envolvendo a gravação de vídeos de aplicações reais, edição do material e posterior avaliação junto a estudantes do ensino técnico O referencial teórico fundamenta-se na aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2000), teoria das inteligências múltiplas (GARDNER, 1995) e ensino ativo (DEMO, 1999). Resultados: Espera-se que a metodologia facilite a compreensão dos estudantes promovendo maior engajamento acadêmico e também desenvolver habilidades que são essenciais para o profissional técnico, como resolução de problemas e o pensamento crítico sobre situações do dia além de reduzir a taxa de reprovação e desistência do curso. Conclusões: A pesquisa busca contribuir para a modernização das práticas educacionais por meio da tecnologia, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e contextualizada, oferecendo uma estratégia eficaz para integrar teoria e prática e aprimorar a formação dos estudantes, tornando-os mais preparados para construir sua carreira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7662_TB1141_30032025181217.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOFIA SANTANA TORRES" "autor_nome_curto" => "SOFIA" "autor_email" => "sofiator828@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129863 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1141 "inscrito_id" => 7662 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE VÍDEOS DIDÁTICOS" "resumo" => "Os alunos do ensino técnico em mecânica enfrentam dificuldades em relação às matérias, especialmente as de cálculo, proveniente da desconexão entre a teoria e a prática do que está sendo estudado. O aluno não consegue associar o que foi ensinando às situações reais, comprometendo o aprendizado e posteriormente sua aplicação profissional. Dessa forma, torna-se necessário buscar uma alternativa que supere as falhas do método tradicional, uma nova abordagem que integre a teoria e prática para favorecer o entendimento do aluno. Objetivos: Desenvolver e avaliar uma metodologia auxiliar de ensino baseada em situações reais, utilizando a produção de vídeos didáticos, demonstrando assim a aplicação prática dos conceitos vistos em sala de aula. Metodologia: Estudo com abordagem qualitativa, envolvendo a gravação de vídeos de aplicações reais, edição do material e posterior avaliação junto a estudantes do ensino técnico O referencial teórico fundamenta-se na aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2000), teoria das inteligências múltiplas (GARDNER, 1995) e ensino ativo (DEMO, 1999). Resultados: Espera-se que a metodologia facilite a compreensão dos estudantes promovendo maior engajamento acadêmico e também desenvolver habilidades que são essenciais para o profissional técnico, como resolução de problemas e o pensamento crítico sobre situações do dia além de reduzir a taxa de reprovação e desistência do curso. Conclusões: A pesquisa busca contribuir para a modernização das práticas educacionais por meio da tecnologia, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e contextualizada, oferecendo uma estratégia eficaz para integrar teoria e prática e aprimorar a formação dos estudantes, tornando-os mais preparados para construir sua carreira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7662_TB1141_30032025181217.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOFIA SANTANA TORRES" "autor_nome_curto" => "SOFIA" "autor_email" => "sofiator828@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }