EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E POLUIÇÃO HÍDRICA EM DUQUE DE CAXIAS: RELATO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ABORDAGEM CTSA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129852 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1128 "inscrito_id" => 7492 "titulo" => "EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E POLUIÇÃO HÍDRICA EM DUQUE DE CAXIAS: RELATO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ABORDAGEM CTSA" "resumo" => "O município de Duque de Caxias, localizado no estado do Rio de Janeiro, frequentemente sofre com alagamentos, devido à urbanização desordenada e à ausência de políticas públicas eficazes para mitigar esse problema. Além disso, o aumento da temperatura média global tem intensificado ondas de calor e prolongado períodos de estiagem na região da Baixada Fluminense. Essas situações extremas, reflexos da emergência climática, estão diretamente ligadas às ações humanas, assim como a poluição hídrica. Quando combinados, os alagamentos podem contribuir para disseminação de agentes contaminantes, enquanto as altas temperaturas reduzem o acesso à água potável, aumentando a concentração desses poluentes e perpetuando a injustiça ambiental na localidade. Nesse contexto, os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) desenvolveram uma oficina interdisciplinar baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com o objetivo de conscientizar os alunos do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, situado em Caxias, trazendo o contexto local para o processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da atividade contou com três etapas fundamentais: levantamento dos conhecimentos prévios, com a construção de um mapa mental apoiado em vídeo com reportagens sobre desastres ambientais, editado pelos mediadores; roda de conversa aliada à experimentações com materiais de baixo custo; e avaliação da atividade, na qual os estudantes produziram cartazes com reflexões ou propostas de soluções para o problema. Os resultados indicaram que a oficina contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico dos participantes em relação às desigualdades sócioambientais enfrentadas pelos habitantes da cidade. Ademais, a experiência reforçou a importância da educação ambiental conectada à realidade dos alunos, bem como os tornou protagonistas do percurso formativo. Por fim, a confecção dos cartazes demonstrou a percepção do conteúdo abordado e a preocupação com a situação vivenciada e o impacto negativo no futuro dos cidadãos caso não haja mudança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7492_TB1128_08032025222216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARIA RODRIGUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Débora Sousa" "autor_email" => "deboratrsousa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129852 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1128 "inscrito_id" => 7492 "titulo" => "EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E POLUIÇÃO HÍDRICA EM DUQUE DE CAXIAS: RELATO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ABORDAGEM CTSA" "resumo" => "O município de Duque de Caxias, localizado no estado do Rio de Janeiro, frequentemente sofre com alagamentos, devido à urbanização desordenada e à ausência de políticas públicas eficazes para mitigar esse problema. Além disso, o aumento da temperatura média global tem intensificado ondas de calor e prolongado períodos de estiagem na região da Baixada Fluminense. Essas situações extremas, reflexos da emergência climática, estão diretamente ligadas às ações humanas, assim como a poluição hídrica. Quando combinados, os alagamentos podem contribuir para disseminação de agentes contaminantes, enquanto as altas temperaturas reduzem o acesso à água potável, aumentando a concentração desses poluentes e perpetuando a injustiça ambiental na localidade. Nesse contexto, os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) desenvolveram uma oficina interdisciplinar baseada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com o objetivo de conscientizar os alunos do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, situado em Caxias, trazendo o contexto local para o processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da atividade contou com três etapas fundamentais: levantamento dos conhecimentos prévios, com a construção de um mapa mental apoiado em vídeo com reportagens sobre desastres ambientais, editado pelos mediadores; roda de conversa aliada à experimentações com materiais de baixo custo; e avaliação da atividade, na qual os estudantes produziram cartazes com reflexões ou propostas de soluções para o problema. Os resultados indicaram que a oficina contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico dos participantes em relação às desigualdades sócioambientais enfrentadas pelos habitantes da cidade. Ademais, a experiência reforçou a importância da educação ambiental conectada à realidade dos alunos, bem como os tornou protagonistas do percurso formativo. Por fim, a confecção dos cartazes demonstrou a percepção do conteúdo abordado e a preocupação com a situação vivenciada e o impacto negativo no futuro dos cidadãos caso não haja mudança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7492_TB1128_08032025222216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARIA RODRIGUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Débora Sousa" "autor_email" => "deboratrsousa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }