Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A DEMANDA E A PRÁTICA: O ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS E SEUS DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129675
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 6186
    "titulo" => "ENTRE A DEMANDA E A PRÁTICA: O ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS E SEUS DESAFIOS"
    "resumo" => "O ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) tem ganhado cada vez mais espaço devido à crescente demanda por cursos que atendam às necessidades comunicativas de diferentes contextos profissionais, acadêmicos e também pessoais. No entanto, os professores que atuam nessa área enfrentam desafios significativos, especialmente a escassez de materiais didáticos adequados para públicos com demandas tão específicas. Grande parte dos cursos de inglês disponíveis, sejam presenciais ou online, seguem uma abordagem generalista que, muitas vezes, não contempla as reais exigências do mercado de trabalho. Diante desse cenário, este estudo investiga algumas das dificuldades enfrentadas pelos docentes de LinFE e a importância de um planejamento pedagógico pautado na análise de necessidades. A falta de nivelamento prévio, a heterogeneidade das turmas e a ausência de materiais direcionados tornam a prática docente mais desafiadora, exigindo adaptações metodológicas e estratégias didáticas inovadoras para garantir um ensino eficaz e alinhado às demandas profissionais dos alunos. A pesquisa fundamenta-se em um levantamento bibliográfico que contempla autores de referência na área, como Dudley-Evans & St. John (1998), Strevens (1988), Hutchinson & Waters (1987) e Valente (2021), reforçando a importância de uma abordagem pedagógica voltada para as especificidades de cada contexto. O estudo evidencia que cursos de inglês geral são insuficientes para atender a esses propósitos e ressalta a necessidade de um ensino mais direcionado, capaz de preparar os alunos para os desafios comunicativos reais de suas áreas de atuação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6186_TB914_06032025200937.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ALVES CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "teachervivicaldas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129675
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 914
    "inscrito_id" => 6186
    "titulo" => "ENTRE A DEMANDA E A PRÁTICA: O ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS E SEUS DESAFIOS"
    "resumo" => "O ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) tem ganhado cada vez mais espaço devido à crescente demanda por cursos que atendam às necessidades comunicativas de diferentes contextos profissionais, acadêmicos e também pessoais. No entanto, os professores que atuam nessa área enfrentam desafios significativos, especialmente a escassez de materiais didáticos adequados para públicos com demandas tão específicas. Grande parte dos cursos de inglês disponíveis, sejam presenciais ou online, seguem uma abordagem generalista que, muitas vezes, não contempla as reais exigências do mercado de trabalho. Diante desse cenário, este estudo investiga algumas das dificuldades enfrentadas pelos docentes de LinFE e a importância de um planejamento pedagógico pautado na análise de necessidades. A falta de nivelamento prévio, a heterogeneidade das turmas e a ausência de materiais direcionados tornam a prática docente mais desafiadora, exigindo adaptações metodológicas e estratégias didáticas inovadoras para garantir um ensino eficaz e alinhado às demandas profissionais dos alunos. A pesquisa fundamenta-se em um levantamento bibliográfico que contempla autores de referência na área, como Dudley-Evans & St. John (1998), Strevens (1988), Hutchinson & Waters (1987) e Valente (2021), reforçando a importância de uma abordagem pedagógica voltada para as especificidades de cada contexto. O estudo evidencia que cursos de inglês geral são insuficientes para atender a esses propósitos e ressalta a necessidade de um ensino mais direcionado, capaz de preparar os alunos para os desafios comunicativos reais de suas áreas de atuação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6186_TB914_06032025200937.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ALVES CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "teachervivicaldas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) tem ganhado cada vez mais espaço devido à crescente demanda por cursos que atendam às necessidades comunicativas de diferentes contextos profissionais, acadêmicos e também pessoais. No entanto, os professores que atuam nessa área enfrentam desafios significativos, especialmente a escassez de materiais didáticos adequados para públicos com demandas tão específicas. Grande parte dos cursos de inglês disponíveis, sejam presenciais ou online, seguem uma abordagem generalista que, muitas vezes, não contempla as reais exigências do mercado de trabalho. Diante desse cenário, este estudo investiga algumas das dificuldades enfrentadas pelos docentes de LinFE e a importância de um planejamento pedagógico pautado na análise de necessidades. A falta de nivelamento prévio, a heterogeneidade das turmas e a ausência de materiais direcionados tornam a prática docente mais desafiadora, exigindo adaptações metodológicas e estratégias didáticas inovadoras para garantir um ensino eficaz e alinhado às demandas profissionais dos alunos. A pesquisa fundamenta-se em um levantamento bibliográfico que contempla autores de referência na área, como Dudley-Evans & St. John (1998), Strevens (1988), Hutchinson & Waters (1987) e Valente (2021), reforçando a importância de uma abordagem pedagógica voltada para as especificidades de cada contexto. O estudo evidencia que cursos de inglês geral são insuficientes para atender a esses propósitos e ressalta a necessidade de um ensino mais direcionado, capaz de preparar os alunos para os desafios comunicativos reais de suas áreas de atuação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.