Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL COM SUSTENTABILIDADE, LIXO ELETRÔNICO E UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de física baseado em investigação enfrenta desafios significativos, especialmente ao equilibrar a investigação aberta, a orientação do aluno e a promoção do interesse científico em uma cultura escolar orientada para tarefas. A criação de dispositivos físicos caseiros e a realização de experimentos práticos são estratégias eficazes para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão sólida dos fenômenos físicos, conectando os conceitos teóricos com aplicações práticas. Uma educação científica eficaz deve também conscientizar os alunos sobre suas compreensões intuitivas, fornecer informações científicas de forma gradual e desenvolver suas habilidades de raciocínio e funções executivas. No contexto da sustentabilidade, estratégias de gestão de resíduos baseadas nos princípios de "redução", "reutilização" e "reciclagem" são fundamentais para a sustentabilidade ambiental, variando conforme a localização geográfica e o status econômico das nações. Nas escolas, promover a consciência ambiental através da integração de práticas de reciclagem e reutilização pode ter um impacto significativo, não apenas na qualidade educacional, mas também na promoção de uma vida sustentável. Integrar os princípios da ciência da sustentabilidade nos cursos existentes pode ajudar a preencher a lacuna entre educação e desenvolvimento sustentável, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este projeto de mestrado propõe uma abordagem educativa inovadora que une o ensino de conceitos de física com práticas experimentais utilizando lixo eletrônico e resíduos sólidos. A metodologia proposta não apenas facilita a compreensão de princípios físicos por meio da experimentação, mas também promove a consciência ambiental e a responsabilidade social entre os estudantes. A integração da sustentabilidade na educação científica está alinhada com vários ODS, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade, e capacitando os alunos para enfrentar os desafios ambientais do futuro.

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