Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO A INCLUSÃO ESCOLAR: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO EDUCATIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre a relevância da utilização de Tecnologias Assistivas (TA) como ferramentas de inclusão social de alunos com deficiência, ressaltando sua implicação no processo de aprendizagem, na autonomia e no envolvimento desses estudantes no ambiente escolar. Diante do exposto, foi realizada uma análise pautada na abordagem qualitativa, fundamentada em estudos de referenciais teóricos de autores como Piaget, Vygotsky, Galvão Filho, entre outros. Nesta perspectiva, buscou-se depreender como as Tecnologias Assistivas corroboram para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, garantindo o direito à educação e promovendo a equidade no aprendizado. A análise considerou tanto as diferentes formas de acessibilidade proporcionadas pelas TA quanto os desafios e as possibilidades que surgem com sua implementação nas escolas. Os resultados indicam que a utilização apropriada dessas tecnologias aumenta a participação dos alunos com deficiência, amplia sua autonomia e fortalece práticas pedagógicas inclusivas. Além disso, estudos indicam que, apesar dos avanços, ainda há obstáculos na capacitação docente e no acesso a recursos tecnológicos. Os dados obtidos evidenciam que, para garantir uma inclusão efetiva, é necessário superar esses obstáculos e promover maior integração entre as tecnologias e as abordagens educacionais. Isso posto, este estudo objetiva reforçar a relevância das TA na promoção da inclusão e oferecer assistência para a aplicação de técnicas de ensino mais acessíveis e eficazes.

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