Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E ODONTOLOGIA: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NOS ESTUDOS ODONTOLÓGICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A interdisciplinaridade é um conceito fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois promove a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando aos estudantes uma visão mais integrada e prática do mundo. No contexto do Ensino Médio, a aplicação dessa abordagem no ensino da Química e da Odontologia é crucial para que os alunos compreendam de a importância dos conhecimentos químicos na prática odontológica. A Química desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de várias áreas da Odontologia, desde os materiais utilizados nos tratamentos até os processos biológicos envolvidos na saúde bucal. Por exemplo, o entendimento das reações químicas é essencial para o conhecimento sobre os compostos usados em restaurações dentárias, como resinas e amálgamas, ou na formação do esmalte e da dentina, além de ser necessário para a compreensão de processos biológicos como a cárie dentária, que é um fenômeno químico relacionado à interação de ácidos com os dentes. Ao integrar esses dois campos de conhecimento, é possível que os estudantes do Ensino Médio visualizem de maneira mais concreta a aplicabilidade dos conceitos químicos na Odontologia, despertando seu interesse pela área e fornecendo uma base sólida para aqueles que desejam seguir carreiras relacionadas à saúde. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma abordagem integrada e interdisciplinar para o ensino, reconhecendo a importância de contextualizar os conhecimentos de maneira que favoreçam a formação de cidadãos críticos e aptos a compreender o mundo ao seu redor. A relação entre Química e Odontologia, no contexto do Ensino Médio, se alinha diretamente com alguns dos princípios e competências estabelecidos pela BNCC, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A interdisciplinaridade também favorece o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, habilidades essas essenciais tanto para o estudo da Química quanto para a prática odontológica. Principais referências utilizadas: MORIN (199) GADOTTI (1998) BRASIL (2017), HUGHES (2009) GÓES (2013)

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