A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E ODONTOLOGIA: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NOS ESTUDOS ODONTOLÓGICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129051 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 2030 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E ODONTOLOGIA: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NOS ESTUDOS ODONTOLÓGICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A interdisciplinaridade é um conceito fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois promove a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando aos estudantes uma visão mais integrada e prática do mundo. No contexto do Ensino Médio, a aplicação dessa abordagem no ensino da Química e da Odontologia é crucial para que os alunos compreendam de a importância dos conhecimentos químicos na prática odontológica. A Química desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de várias áreas da Odontologia, desde os materiais utilizados nos tratamentos até os processos biológicos envolvidos na saúde bucal. Por exemplo, o entendimento das reações químicas é essencial para o conhecimento sobre os compostos usados em restaurações dentárias, como resinas e amálgamas, ou na formação do esmalte e da dentina, além de ser necessário para a compreensão de processos biológicos como a cárie dentária, que é um fenômeno químico relacionado à interação de ácidos com os dentes. Ao integrar esses dois campos de conhecimento, é possível que os estudantes do Ensino Médio visualizem de maneira mais concreta a aplicabilidade dos conceitos químicos na Odontologia, despertando seu interesse pela área e fornecendo uma base sólida para aqueles que desejam seguir carreiras relacionadas à saúde. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma abordagem integrada e interdisciplinar para o ensino, reconhecendo a importância de contextualizar os conhecimentos de maneira que favoreçam a formação de cidadãos críticos e aptos a compreender o mundo ao seu redor. A relação entre Química e Odontologia, no contexto do Ensino Médio, se alinha diretamente com alguns dos princípios e competências estabelecidos pela BNCC, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A interdisciplinaridade também favorece o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, habilidades essas essenciais tanto para o estudo da Química quanto para a prática odontológica. Principais referências utilizadas: MORIN (199) GADOTTI (1998) BRASIL (2017), HUGHES (2009) GÓES (2013)" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2030_TB30_16122024160356.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SIEBRA FONTELES LOPES" "autor_nome_curto" => "ALINE SIEBRA" "autor_email" => "aline.universidades@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129051 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 2030 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E ODONTOLOGIA: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NOS ESTUDOS ODONTOLÓGICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A interdisciplinaridade é um conceito fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois promove a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando aos estudantes uma visão mais integrada e prática do mundo. No contexto do Ensino Médio, a aplicação dessa abordagem no ensino da Química e da Odontologia é crucial para que os alunos compreendam de a importância dos conhecimentos químicos na prática odontológica. A Química desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de várias áreas da Odontologia, desde os materiais utilizados nos tratamentos até os processos biológicos envolvidos na saúde bucal. Por exemplo, o entendimento das reações químicas é essencial para o conhecimento sobre os compostos usados em restaurações dentárias, como resinas e amálgamas, ou na formação do esmalte e da dentina, além de ser necessário para a compreensão de processos biológicos como a cárie dentária, que é um fenômeno químico relacionado à interação de ácidos com os dentes. Ao integrar esses dois campos de conhecimento, é possível que os estudantes do Ensino Médio visualizem de maneira mais concreta a aplicabilidade dos conceitos químicos na Odontologia, despertando seu interesse pela área e fornecendo uma base sólida para aqueles que desejam seguir carreiras relacionadas à saúde. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma abordagem integrada e interdisciplinar para o ensino, reconhecendo a importância de contextualizar os conhecimentos de maneira que favoreçam a formação de cidadãos críticos e aptos a compreender o mundo ao seu redor. A relação entre Química e Odontologia, no contexto do Ensino Médio, se alinha diretamente com alguns dos princípios e competências estabelecidos pela BNCC, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A interdisciplinaridade também favorece o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, habilidades essas essenciais tanto para o estudo da Química quanto para a prática odontológica. Principais referências utilizadas: MORIN (199) GADOTTI (1998) BRASIL (2017), HUGHES (2009) GÓES (2013)" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2030_TB30_16122024160356.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SIEBRA FONTELES LOPES" "autor_nome_curto" => "ALINE SIEBRA" "autor_email" => "aline.universidades@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }