Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INCLUSIVA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO 5º ANO: UMA PROPOSTA PARA UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CABEDELO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma investigação sobre como o acolhimento e o fortalecimento de vínculos entre professor e aluno, mediados pelo Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo e a superação das dificuldades de aprendizagem em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Cabedelo/PB. Fundamentado na pedagogia freireana e em autores como Santos e Vasconcelos (2023), Medeiros (2021), Thiollent (1986) e Torres e Marciano (2022), o estudo se baseia na metodologia da pesquisa-ação, com caráter participativo e aplicado, buscando promover um ambiente educacional mais inclusivo, afetivo e significativo. A proposta se ancora na realidade de uma comunidade escolar marcada por vulnerabilidade social, e tem como foco mitigar dificuldades nas áreas de alfabetização, letramento, produção textual e letramento matemático. A abordagem do DUA, por sua flexibilidade e foco na equidade, permite a adaptação das práticas pedagógicas às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos, promovendo engajamento, autoestima e motivação. A pesquisa será realizada por meio de revisão bibliográfica, desenvolvimento de ações pedagógicas adaptadas e análise qualitativa dos dados coletados em sala de aula. Espera-se, com isso, contribuir para a melhoria das práticas docentes e para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, com impacto direto na aprendizagem dos estudantes e na formação contínua dos professores.

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