DOURADO, Amanda Dias et al.. Idoso e trânsito: sentimentos ao parar de dirigir. Anais IV CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/12437>. Acesso em: 22/11/2024 14:40
Resumo Este estudo teve como foco analisar os sentimentos no idoso quando deixa de dirigir, verificando se a limitação de dirigir interfere ou não no direito fundamental de ir e vir, na autonomia e principalmente na sensação de liberdade, cuja perda poderá ou não causar danos a qualidade de vida dos idosos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de campo, tipo descritiva e de natureza qualitativa, na qual participaram 15 idosos que pararam de dirigir nos últimos cinco anos na cidade de João Pessoa, com idade à partir de 60 anos. Foi utilizado um questionário contendo duas partes: (1) itens referentes aos dados sociodemográficos e (2) questões abertas e fechadas norteadas pelos objetivos deste estudo. Para a análise dos dados, foi utilizado o pacote estatístico SPSS, fazendo uso da estatística descritiva e a análise de conteúdo temática de Bardin. Os dados coletados revelaram que os sentimentos positivos predominaram na maioria das respostas diante do ato de parar de dirigir, não acarretando grandes dificuldades de adaptação à nova realidade, enfatizando que os mesmos foram justificados pelo fator segurança, haja vista que os idosos se sentiram bem por estarem livres dos perigos do trânsito. Abstract This study was focused on analyzing the feelings in the elderly when you stop driving, checking whether the restriction of driving interferes or not the fundamental right of movement, autonomy and especially in the sense of freedom, the loss of which may or may not harm the quality of life for seniors. In this sense, a field research was conducted descriptive and qualitative nature, attended by 15 seniors who stopped driving the last five years in the city of João Pessoa, with age starting from 60 years. A questionnaire was used containing two parts: one with items related to socio-demographic data and the containing open and closed questions guided by the objectives of this study. For data analysis, we used the statistical package SPSS, using descriptive statistics and analysis of thematic content of Bardin. The data collected revealed that the positive feelings predominated in most of the answers before the act of stop driving, causing no major difficulties in adapting to the new reality, emphasizing that they were justified by safety factor, given that the elderly felt good be free from traffic accidents.