Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

MICROAPRENDIZAGEM E USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os estudos sobre microaprendizagem e redes sociais na Educação Básica em artigos publicados entre 2020 e 2025. A metodologia foi uma revisão de literatura do tipo estado da arte, sistematizando produções em quatro bases: OASISbr, ERIC, SciELO e Periódicos CAPES. Após filtros de período, público?alvo e relevância, sete estudos foram selecionados para análise em um quadro comparativo que organizou objetivos, métodos e resultados. Predominaram abordagens qualitativas, mas incluiu-se um estudo pré?experimental que mensurou os ganhos de aprendizagem. As pesquisas avaliaram TikTok, Instagram e YouTube, focando em vídeos de um a cinco minutos alinhados a atividades didáticas. Constatou?se que, quando planejada e mediada pelo professor, a microaprendizagem aumenta o engajamento, melhora a retenção de conceitos e amplia a autonomia dos alunos. O formato fragmentado respeita os limites da memória de trabalho, reduz sobrecarga cognitiva e permite ao estudante revisitar o conteúdo conforme seu ritmo. Detectaram?se, porém, lacunas metodológicas como escassez de estudos quantitativos robustos, repetição de temas por grupos limitados de autores e pouca atenção a aspectos éticos, como privacidade de dados. Conclui?se que a microaprendizagem em redes sociais têm potencial para tornar o ensino mais dinâmico, relevante e conectado à cultura digital. Para consolidar essa metodologia, recomenda-se estudos experimentais comparativos, formação continuada de professores em design de mídias curtas, desenvolvimento de instrumentos de avaliação formativa nas plataformas e políticas de inclusão digital que garantam acesso igualitário. Essas ações ajudarão a consolidar os microvídeos como prática pedagógica eficaz na Educação Básica.

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