Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

BEM-ME-QUERO: EMPODERAMENTO FEMININO, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS EM AÇÕES FORMATIVAS INOVADORAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINAS

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

O Projeto Bem-Me-Quero, integrado ao Planejamento Estratégico Institucional Participativo/Construindo Cidadania, destaca-se como uma ação inovadora na educação de Campinas. Constitui uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, voltada ao empoderamento feminino e à promoção da equidade de gênero na rede municipal de ensino. Fundamentado nos princípios da educação em direitos humanos e na perspectiva de gênero, o projeto adota uma abordagem teórico-metodológica que articula tecnologias digitais, práticas dialógicas e formações continuadas. Por meio de vídeos disparadores, apresentações digitais, plataformas interativas e rodas de conversa, promove reflexões sobre desigualdades sociais, raciais, de gênero e de sexualidade, articulando teoria e prática no contexto escolar. As ações formativas abordam direitos das mulheres, prevenção à violência de gênero, machismo, sexismo, misoginia e prevenção ao câncer de colo do útero/HPV/vacina. A experiência tem revelado resultados significativos, como maior sensibilização e engajamento de professores e gestores, fortalecimento das redes de apoio e ampliação do debate sobre equidade de gênero e cidadania. Assim, o projeto evidencia que a integração entre inovação tecnológica, formação crítica e compromisso ético potencializa o impacto educativo e contribui para uma cultura escolar mais justa, inclusiva e igualitária.

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