AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ORGANIZADORES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124012 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ORGANIZADORES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "O estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, investiga as contribuições da Escola Única do Trabalho (EUT), concebida no contexto soviético, para a sistematização dos princípios organizadores do trabalho pedagógico da gestão escolar na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Fundamentado no materialismo histórico-dialético, o trabalho utiliza abordagem teórico-documental e analítico-dialética, com base em autores como Marx, Engels, Pistrak, Krupskaia, Saviani e Duarte. A pesquisa busca compreender de que forma os fundamentos da EUT — unidade entre ensino e trabalho produtivo, politecnia, coletividade, planificação democrática e autogestão — contribuem para uma concepção de gestão escolar crítica, coletiva e emancipatória. Os resultados parciais apontam que tais princípios configuram elementos estruturantes para a gestão escolar na PHC, superando a fragmentação entre teoria e prática e reafirmando o papel da gestão como dimensão política do trabalho pedagógico coletivo. Conclui-se que a EUT oferece bases teóricas e metodológicas para reorientar a gestão escolar rumo à emancipação humana e à formação omnilateral, fortalecendo a escola pública como espaço de prática social e consciência crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Currículo, Fundamentos e História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID473_TB61_23102025170315.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE KAROLLINE CHAVES CAMARGO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabellecha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124012 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ORGANIZADORES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "O estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, investiga as contribuições da Escola Única do Trabalho (EUT), concebida no contexto soviético, para a sistematização dos princípios organizadores do trabalho pedagógico da gestão escolar na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Fundamentado no materialismo histórico-dialético, o trabalho utiliza abordagem teórico-documental e analítico-dialética, com base em autores como Marx, Engels, Pistrak, Krupskaia, Saviani e Duarte. A pesquisa busca compreender de que forma os fundamentos da EUT — unidade entre ensino e trabalho produtivo, politecnia, coletividade, planificação democrática e autogestão — contribuem para uma concepção de gestão escolar crítica, coletiva e emancipatória. Os resultados parciais apontam que tais princípios configuram elementos estruturantes para a gestão escolar na PHC, superando a fragmentação entre teoria e prática e reafirmando o papel da gestão como dimensão política do trabalho pedagógico coletivo. Conclui-se que a EUT oferece bases teóricas e metodológicas para reorientar a gestão escolar rumo à emancipação humana e à formação omnilateral, fortalecendo a escola pública como espaço de prática social e consciência crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Currículo, Fundamentos e História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID473_TB61_23102025170315.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE KAROLLINE CHAVES CAMARGO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabellecha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }