PROTAGONISMO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121996 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 367 "titulo" => "PROTAGONISMO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE" "resumo" => "Introdução: O trabalho de parto e nascimento são processos fisiológicos. Visando diminuir a ocorrência de intervenções indesejadas e desnecessárias nesses momentos, nota-se a necessidade de recorrer a políticas e estratégias que visam a promoção do cuidado humanizado durante o ciclo gravídico-puerperal. Para tal, se faz importante a oferta de orientações e o uso de tecnologias do cuidado que consigam promover o empoderamento, preparação e encorajamento da mulher, permitindo sua participação ativa no parto. Objetivo: Descrever uma intervenção voltada para gestantes, abordando sobre a importância do acompanhamento de pré-natal regular, identificação dos sinais de alerta para a ida à maternidade e elaboração do plano de parto. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado durante o trabalho de conclusão da disciplina “Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção Primária” por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A intervenção ocorreu em 26 de março de 2025, na Unidade de Saúde da Família (USF) Emocy Krause. Resultados: As mulheres que participaram da intervenção demonstraram um aumento significativo na compreensão sobre os conteúdos abordados. Esse avanço ficou evidente a partir da realização de uma dinâmica de “verdadeiro” ou “falso”, na qual todas acertaram 100% das questões. Conclusão: Evidencia-se que a troca de experiências, assim como o acesso às informações prévias, permitem que as gestantes se sintam mais seguras e preparadas para vivenciar a gestação e o parto de maneira consciente e com mais respeito aos seus direitos durante todo o ciclo gravídico. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Reforça a importância da atuação do profissional de enfermagem e da equipe de Saúde da Família na promoção do cuidado humanizado à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. Intervenções como essa podem contribuir para beneficiar diretamente as gestantes e fomentar mudanças no modelo de assistência obstétrica, tornando-o mais acolhedor e centrado na mulher." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID367_TB174_25042025210222.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MIRELLE SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandamirelle15@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121996 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 367 "titulo" => "PROTAGONISMO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE" "resumo" => "Introdução: O trabalho de parto e nascimento são processos fisiológicos. Visando diminuir a ocorrência de intervenções indesejadas e desnecessárias nesses momentos, nota-se a necessidade de recorrer a políticas e estratégias que visam a promoção do cuidado humanizado durante o ciclo gravídico-puerperal. Para tal, se faz importante a oferta de orientações e o uso de tecnologias do cuidado que consigam promover o empoderamento, preparação e encorajamento da mulher, permitindo sua participação ativa no parto. Objetivo: Descrever uma intervenção voltada para gestantes, abordando sobre a importância do acompanhamento de pré-natal regular, identificação dos sinais de alerta para a ida à maternidade e elaboração do plano de parto. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado durante o trabalho de conclusão da disciplina “Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção Primária” por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A intervenção ocorreu em 26 de março de 2025, na Unidade de Saúde da Família (USF) Emocy Krause. Resultados: As mulheres que participaram da intervenção demonstraram um aumento significativo na compreensão sobre os conteúdos abordados. Esse avanço ficou evidente a partir da realização de uma dinâmica de “verdadeiro” ou “falso”, na qual todas acertaram 100% das questões. Conclusão: Evidencia-se que a troca de experiências, assim como o acesso às informações prévias, permitem que as gestantes se sintam mais seguras e preparadas para vivenciar a gestação e o parto de maneira consciente e com mais respeito aos seus direitos durante todo o ciclo gravídico. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Reforça a importância da atuação do profissional de enfermagem e da equipe de Saúde da Família na promoção do cuidado humanizado à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. Intervenções como essa podem contribuir para beneficiar diretamente as gestantes e fomentar mudanças no modelo de assistência obstétrica, tornando-o mais acolhedor e centrado na mulher." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID367_TB174_25042025210222.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MIRELLE SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandamirelle15@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }