EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS: DESAFIOS INTERSECCIONAIS NO LETRAMENTO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES
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Objetivo - Identificar características sociodemográficas que influenciam o letramento em saúde de estudantes adolescentes. Método - Utilizou-se o banco de dados da pesquisa “Evidência de Validade da Adaptação Transcultural da Health Assessment Scale for Adolescents para o Brasil” aprovada pelo Comitê de ética sob número do parecer: 6.647.447. Foram analisadas de maneira descritiva variáveis de gênero, raça e progressão escolar relacionadas ao letramento em saúde de 435 adolescentes de ensino médio de escolas públicas estaduais. Resultados - A amostra apresentou predominância de adolescentes pardos (54%), com idades entre 16 e 17 anos (68,5%) e maior concentração no 3º ano do ensino médio (44,4%), destacando características sociodemográficas relacionadas a possíveis vulnerabilidades no acesso à saúde e educação que podem repercutir no letramento em saúde dos estudantes. Conclusão - Desigualdades sociais afetam o letramento em saúde de estudantes adolescentes. É essencial promover políticas inclusivas que enfrentem barreiras sociais, garantindo letramento em saúde acessível e equitativo a todos. Implicações para a Enfermagem - Esses achados reforçam o papel da Enfermagem na identificação de vulnerabilidades, na mediação de saberes em linguagem acessível e na promoção de ações educativas inclusivas e equânimes, fortalecendo o letramento em saúde no ambiente escolar." 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