Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

EMPODERANDO O FUTURO: A ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: Os primeiros socorros são ações de emergência que devem ser executadas rapidamente a uma pessoa vítima de acidente ou do mal súbito, cuja situação põe em risco a sua vida, dessa maneira, este atendimento deve ser realizado antes da chegada do profissional de saúde. A participação dos estudantes como protagonistas das intervenções é essencial para capacitá-los e orientá-los acerca da forma correta em situações de emergência. Objetivo: Elucidar o conhecimento científico difundido por meio dos estudantes universitários aos estudantes do nível médio, aplicando experiências práticas e teóricas em primeiros socorros. Método: Trata-se de um relato de experiência de discentes de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, referente a uma ação educativa em saúde sobre Primeiros Socorros, realizada com estudantes do ensino médio do Colégio da Aplicação do Recife, com idades entre 14 e 17 anos, através de simulações, relatos de experiências e dinâmicas interativas. Resultados: A intervenção proporcionou uma participação ativa dos estudantes, promovendo maior compreensão e esclarecimentos acerca dos cuidados envolvendo situações de primeiros socorros. Os alunos demonstraram interesse, envolvimento e capacidade de aplicar as informações adquiridas durante a intervenção. Conclusão e contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: A ação educativa representa uma estratégia eficaz na promoção da saúde, empoderando os jovens a assumirem protagonismo no seu processo de aprendizado. Este tipo de prática evidencia o potencial transformador da educação em saúde, ao promover uma sensibilização sobre a importância dos primeiros socorros de forma acessível e participativa. Além disso, reforça o papel da enfermagem como agente educador, capaz de intervir de forma preventiva nos diversos contextos sociais. Dessa forma, ao desenvolver atividades educacionais, os discentes de enfermagem ampliam sua visão crítica, fortalecem habilidades comunicativas e consolidam competências técnicas essenciais para o exercício da profissão.

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