A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA DE POLÍTICA PÚBLICAS DE SAÚDE
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Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência da prática docentes sobre assistência a saúde dos povos indígenas. Realizado nas turma do segundo e oitavo período do curso de graduação de enfermagem da disciplina de Políticas Públicas da Saúde II em duas instituição de Ensino Superior de Saúde, no interior de Pernambuco. Resultados: Com um número significativo de graduandos indígenas no curso de enfermagem não era suficiente apenas apresentar as políticas públicas que contemplem a assistência aos povos originários e ações preventivas as doenças. Isso posto, os alunos indígenas apresentavam os seminários contemplando a realidade do seu território. Elencando a turma como a assistência a saúde acontece em seu território. Pode-se comparar os programas semelhantes e diferentes que compõem a rede de serviço. Além dos entraves de comunicação, as fragilidades relativas ao cuidado de Enfermagem, tais como desvalorização e/ou desconhecimento das práticas indígenas por alguns profissionais. Conclusão: A prática pedagógica utilizada foi de grande importância para proporcionar a troca de experiências e o enriquecimento mútuo entre os graduandos. Sensibilizar a turma sobre o conhecimento da necessidades das especificidade cultural da etnia e a necessidade de saúde para prática do cuidado. Implicações para a Enfermagem ou Saúde: As vivências permitem aos graduandos apreender a necessidade de se adequar a rotina do cuidado de modo a atender às demandas culturais, predispondo-se a aprender sempre com a diversidade cultural." 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