INTEGRAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE: RELATO DE PRÁTICAS DE ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121969 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "INTEGRAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE: RELATO DE PRÁTICAS DE ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => "Introdução: Semelhantemente ao Brasil, Portugal também promove nas universidades o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares da formação acadêmica, visando a formação de competências, habilidades e valores, e o cumprimento do papel social em resposta as necessidades reais da população. Objetivo: Relatar as práticas de ensino e extensão, no âmbito da interação educação-saúde, de um projeto de investigação realizado pela Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca da prática do ensino e da extensão resultante de um projeto de investigação, no âmbito da educação-saúde, realizado em escolas primárias, localizadas no norte de Portugal, para a promoção da saúde em crianças e familiares em condições de vulnerabilidade social. A ação desenvolvida aconteceu em 2024 durante o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Resultados: Na perspectiva do ensino, o projeto de investigação possibilitou a promoção do aprendizado aos alunos mediante a participação nas discussões de planejamento, do andamento e dos resultados alcançados com a equipe multidisciplinar (enfermagem, nutrição, educação física, psicologia, ciência da computação), que executou o projeto. No âmbito da extensão, o ganho para a comunidade foi a divulgação dos resultados do projeto, não só à nível acadêmico, mas a disseminação a toda à comunidade através da divulgação em rádio, jornais, mídias sociais, revista da universidade, vídeos, que visou compartilhar os resultados para um impacto positivo na comunidade em resposta à uma necessidade real. Conclusão: As práticas desenvolvidas a partir do projeto de investigação evidencia a relevância da integração entre ensino e extensão como estratégia formativa e de transformação social. Contribuições para a Enfermagem: Destaca-se o fortalecimento da formação acadêmica por meio da vivência prática interdisciplinar e o estimulo ao senso crítico, o compromisso ético e a responsabilidade através da extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID39_TB146_22042025212542.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA PIRES MOURA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Karla Pires" "autor_email" => "karla.moura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121969 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "INTEGRAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE: RELATO DE PRÁTICAS DE ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => "Introdução: Semelhantemente ao Brasil, Portugal também promove nas universidades o ensino, a pesquisa e a extensão como pilares da formação acadêmica, visando a formação de competências, habilidades e valores, e o cumprimento do papel social em resposta as necessidades reais da população. Objetivo: Relatar as práticas de ensino e extensão, no âmbito da interação educação-saúde, de um projeto de investigação realizado pela Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Método: Trata-se de um relato de experiência acerca da prática do ensino e da extensão resultante de um projeto de investigação, no âmbito da educação-saúde, realizado em escolas primárias, localizadas no norte de Portugal, para a promoção da saúde em crianças e familiares em condições de vulnerabilidade social. A ação desenvolvida aconteceu em 2024 durante o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Resultados: Na perspectiva do ensino, o projeto de investigação possibilitou a promoção do aprendizado aos alunos mediante a participação nas discussões de planejamento, do andamento e dos resultados alcançados com a equipe multidisciplinar (enfermagem, nutrição, educação física, psicologia, ciência da computação), que executou o projeto. No âmbito da extensão, o ganho para a comunidade foi a divulgação dos resultados do projeto, não só à nível acadêmico, mas a disseminação a toda à comunidade através da divulgação em rádio, jornais, mídias sociais, revista da universidade, vídeos, que visou compartilhar os resultados para um impacto positivo na comunidade em resposta à uma necessidade real. Conclusão: As práticas desenvolvidas a partir do projeto de investigação evidencia a relevância da integração entre ensino e extensão como estratégia formativa e de transformação social. Contribuições para a Enfermagem: Destaca-se o fortalecimento da formação acadêmica por meio da vivência prática interdisciplinar e o estimulo ao senso crítico, o compromisso ético e a responsabilidade através da extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID39_TB146_22042025212542.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA PIRES MOURA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Karla Pires" "autor_email" => "karla.moura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }