Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PROTAGONISMO DE GRADUANDO EM ENFERMAGEM COMO PESQUISADOR EM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Palavra-chaves: , , , , Pôster Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121901
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "PROTAGONISMO DE GRADUANDO EM ENFERMAGEM COMO PESQUISADOR EM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO"
    "resumo" => "Introdução: O Ensaio clínico Randomizado representa o padrão-ouro nas pesquisas experimentais, com capacidade de gerar evidências científicas, devido ao seu rigor metodológico, que consiste na (1) seleção e recrutamento de participantes, (2) randomização e cegamento, (3) Intervenção e (4) avaliação dos desfechos. Destarte, ressalta-se a participação do graduando de enfermagem na pesquisa, pois estimula a criatividade e pensamento crítico, articula a teoria com a prática, consolidando sua formação tanto para a prática profissional como para a pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de graduando em enfermagem como auxiliar de uma pesquisa experimental. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre atividades desenvolvidas pelo graduando numa pesquisa experimental que ocorreu de julho a dezembro de 2024, que avaliou os efeitos dos remédios florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva adulto em Hospitais Universitários a luz da Teoria de Betty Neuman. Resultados: A pesquisa ocorreu em cinco consultas de enfermagem com a terapeuta floral e cada participante que desconhecia a alocação dos mesmos no grupo controle ou intervenção. As atividades desenvolvidas incluíram o preparo do remédio floral e placebo, a randomização dos participantes para garantir o cegamento da pesquisa e a organização dos dados em planilhas, otimizando a avaliação dos desfechos encontrados. Conclusão: Portanto, o graduando foi protagonista ao garantir a randomização e o cegamento, organizar os dados, assegurando o rigor metodológico da pesquisa experimental. Assim, evidencia-se a importância da inserção de discente em pesquisas na sua formação acadêmica e para o futuro da pesquisa em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Evidenciar a relevância da participação do graduando de enfermagem em pesquisa, estimulando a autonomia intelectual, a formação de futuros pesquisadores em enfermagem, promovendo integração do conhecimento e realização profissional, que, consequentemente, contribuiu na execução da pesquisa experimental, gerando novas evidências científicas."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID186_TB66_15042025170857.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON JOSÉ LUCENA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON L."
    "autor_email" => "jefferson.joselucena@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121901
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "PROTAGONISMO DE GRADUANDO EM ENFERMAGEM COMO PESQUISADOR EM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO"
    "resumo" => "Introdução: O Ensaio clínico Randomizado representa o padrão-ouro nas pesquisas experimentais, com capacidade de gerar evidências científicas, devido ao seu rigor metodológico, que consiste na (1) seleção e recrutamento de participantes, (2) randomização e cegamento, (3) Intervenção e (4) avaliação dos desfechos. Destarte, ressalta-se a participação do graduando de enfermagem na pesquisa, pois estimula a criatividade e pensamento crítico, articula a teoria com a prática, consolidando sua formação tanto para a prática profissional como para a pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de graduando em enfermagem como auxiliar de uma pesquisa experimental. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre atividades desenvolvidas pelo graduando numa pesquisa experimental que ocorreu de julho a dezembro de 2024, que avaliou os efeitos dos remédios florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva adulto em Hospitais Universitários a luz da Teoria de Betty Neuman. Resultados: A pesquisa ocorreu em cinco consultas de enfermagem com a terapeuta floral e cada participante que desconhecia a alocação dos mesmos no grupo controle ou intervenção. As atividades desenvolvidas incluíram o preparo do remédio floral e placebo, a randomização dos participantes para garantir o cegamento da pesquisa e a organização dos dados em planilhas, otimizando a avaliação dos desfechos encontrados. Conclusão: Portanto, o graduando foi protagonista ao garantir a randomização e o cegamento, organizar os dados, assegurando o rigor metodológico da pesquisa experimental. Assim, evidencia-se a importância da inserção de discente em pesquisas na sua formação acadêmica e para o futuro da pesquisa em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Evidenciar a relevância da participação do graduando de enfermagem em pesquisa, estimulando a autonomia intelectual, a formação de futuros pesquisadores em enfermagem, promovendo integração do conhecimento e realização profissional, que, consequentemente, contribuiu na execução da pesquisa experimental, gerando novas evidências científicas."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID186_TB66_15042025170857.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON JOSÉ LUCENA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON L."
    "autor_email" => "jefferson.joselucena@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O Ensaio clínico Randomizado representa o padrão-ouro nas pesquisas experimentais, com capacidade de gerar evidências científicas, devido ao seu rigor metodológico, que consiste na (1) seleção e recrutamento de participantes, (2) randomização e cegamento, (3) Intervenção e (4) avaliação dos desfechos. Destarte, ressalta-se a participação do graduando de enfermagem na pesquisa, pois estimula a criatividade e pensamento crítico, articula a teoria com a prática, consolidando sua formação tanto para a prática profissional como para a pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de graduando em enfermagem como auxiliar de uma pesquisa experimental. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre atividades desenvolvidas pelo graduando numa pesquisa experimental que ocorreu de julho a dezembro de 2024, que avaliou os efeitos dos remédios florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva adulto em Hospitais Universitários a luz da Teoria de Betty Neuman. Resultados: A pesquisa ocorreu em cinco consultas de enfermagem com a terapeuta floral e cada participante que desconhecia a alocação dos mesmos no grupo controle ou intervenção. As atividades desenvolvidas incluíram o preparo do remédio floral e placebo, a randomização dos participantes para garantir o cegamento da pesquisa e a organização dos dados em planilhas, otimizando a avaliação dos desfechos encontrados. Conclusão: Portanto, o graduando foi protagonista ao garantir a randomização e o cegamento, organizar os dados, assegurando o rigor metodológico da pesquisa experimental. Assim, evidencia-se a importância da inserção de discente em pesquisas na sua formação acadêmica e para o futuro da pesquisa em enfermagem. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Evidenciar a relevância da participação do graduando de enfermagem em pesquisa, estimulando a autonomia intelectual, a formação de futuros pesquisadores em enfermagem, promovendo integração do conhecimento e realização profissional, que, consequentemente, contribuiu na execução da pesquisa experimental, gerando novas evidências científicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.