Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FORTALECEDORA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESCOLARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121863
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FORTALECEDORA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESCOLARES"
    "resumo" => "Introdução: A interação entre a educação e a saúde fortalece a promoção da saúde. Logo, no contexto escolar, ela surge com o propósito de capacitar os escolares para que desenvolvam autonomia e autocuidado com sua saúde física, mental e emocional. Considerada uma maneira hábil de fazer prevenção, oportunizando mudanças de comportamentos, práticas e atitudes para a aquisição de melhores condições de vida. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica da disciplina Educação em Saúde na Educação Básica no processo de cuidar no ambiente escolar. Métodos: Relato de experiência do tipo descritivo vivenciado através da Disciplina Educação em Saúde na Educação Básica, durante o doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, ofertada no segundo semestre de 2024. Resultados: A disciplina foi oferecida por meio de aulas dialogadas entre docentes e discentes, com a participação de 13 estudantes do doutorado que debateram diferentes temáticas a cada encontro. Durante as aulas foi possível debater sobre assuntos como: Novos parâmetros curriculares; Diretrizes curriculares da educação básica;Leis das diretrizes básicas da educação Nacional, dentre outros. Culminando com uma visita escolar para realizar um diagnóstico situacional sobre as necessidades dos alunos e assim ser possível elaborar um plano de atividade a ser realizado na escola. Foram levantadas duas temáticas que debateram as emoções e as transformações no corpo na adolescência, contando com a participação, satisfação e aprovação de toda comunidade escolar. Conclusão: A experiência acadêmica evidenciou a importância da disciplina de Educação em Saúde na Educação Básica, promovendo um ambiente de reflexão crítica e colaborativa, potencializando práticas educativas que atendem às necessidades emocionais e físicas dos escolares. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: A disciplina fortalece práticas educativas preventivas, promovendo cuidado integral à saúde e ampliando a atuação interdisciplinar. Além de fomentar a capacitação de futuros profissionais da saúde para atuarem de maneira integrada no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID100_TB17_05042025230344.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.mssilva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121863
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FORTALECEDORA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESCOLARES"
    "resumo" => "Introdução: A interação entre a educação e a saúde fortalece a promoção da saúde. Logo, no contexto escolar, ela surge com o propósito de capacitar os escolares para que desenvolvam autonomia e autocuidado com sua saúde física, mental e emocional. Considerada uma maneira hábil de fazer prevenção, oportunizando mudanças de comportamentos, práticas e atitudes para a aquisição de melhores condições de vida. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica da disciplina Educação em Saúde na Educação Básica no processo de cuidar no ambiente escolar. Métodos: Relato de experiência do tipo descritivo vivenciado através da Disciplina Educação em Saúde na Educação Básica, durante o doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, ofertada no segundo semestre de 2024. Resultados: A disciplina foi oferecida por meio de aulas dialogadas entre docentes e discentes, com a participação de 13 estudantes do doutorado que debateram diferentes temáticas a cada encontro. Durante as aulas foi possível debater sobre assuntos como: Novos parâmetros curriculares; Diretrizes curriculares da educação básica;Leis das diretrizes básicas da educação Nacional, dentre outros. Culminando com uma visita escolar para realizar um diagnóstico situacional sobre as necessidades dos alunos e assim ser possível elaborar um plano de atividade a ser realizado na escola. Foram levantadas duas temáticas que debateram as emoções e as transformações no corpo na adolescência, contando com a participação, satisfação e aprovação de toda comunidade escolar. Conclusão: A experiência acadêmica evidenciou a importância da disciplina de Educação em Saúde na Educação Básica, promovendo um ambiente de reflexão crítica e colaborativa, potencializando práticas educativas que atendem às necessidades emocionais e físicas dos escolares. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: A disciplina fortalece práticas educativas preventivas, promovendo cuidado integral à saúde e ampliando a atuação interdisciplinar. Além de fomentar a capacitação de futuros profissionais da saúde para atuarem de maneira integrada no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID100_TB17_05042025230344.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.mssilva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A interação entre a educação e a saúde fortalece a promoção da saúde. Logo, no contexto escolar, ela surge com o propósito de capacitar os escolares para que desenvolvam autonomia e autocuidado com sua saúde física, mental e emocional. Considerada uma maneira hábil de fazer prevenção, oportunizando mudanças de comportamentos, práticas e atitudes para a aquisição de melhores condições de vida. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica da disciplina Educação em Saúde na Educação Básica no processo de cuidar no ambiente escolar. Métodos: Relato de experiência do tipo descritivo vivenciado através da Disciplina Educação em Saúde na Educação Básica, durante o doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, ofertada no segundo semestre de 2024. Resultados: A disciplina foi oferecida por meio de aulas dialogadas entre docentes e discentes, com a participação de 13 estudantes do doutorado que debateram diferentes temáticas a cada encontro. Durante as aulas foi possível debater sobre assuntos como: Novos parâmetros curriculares; Diretrizes curriculares da educação básica;Leis das diretrizes básicas da educação Nacional, dentre outros. Culminando com uma visita escolar para realizar um diagnóstico situacional sobre as necessidades dos alunos e assim ser possível elaborar um plano de atividade a ser realizado na escola. Foram levantadas duas temáticas que debateram as emoções e as transformações no corpo na adolescência, contando com a participação, satisfação e aprovação de toda comunidade escolar. Conclusão: A experiência acadêmica evidenciou a importância da disciplina de Educação em Saúde na Educação Básica, promovendo um ambiente de reflexão crítica e colaborativa, potencializando práticas educativas que atendem às necessidades emocionais e físicas dos escolares. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: A disciplina fortalece práticas educativas preventivas, promovendo cuidado integral à saúde e ampliando a atuação interdisciplinar. Além de fomentar a capacitação de futuros profissionais da saúde para atuarem de maneira integrada no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.