A MÚSICA COMO EXPRESSÃO CULTURAL E REGULAÇÃO EMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
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Objetivo: Avaliar a utilização da música como recurso de expressão cultural e desenvolvimento emocional para escolares do ensino básico. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados foi realizada nas bases SciELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “Diversidade, equidade, inclusão”, “Música” e “Regulação emocional”. Foram selecionados artigos publicados entre 2021 e 2025, em português, de acesso gratuito, que abordam a temática central. Resultados: Foram revisados 11 artigos voltados para o tema, nos quais evidenciam que a música pode favorecer a valorização da identidade cultural e atuar como um recurso para promoção do bem-estar, aprimorando o sentido de regulação emocional entre os estudantes, além de contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo culturalmente. Conclusão: A música revela-se uma ferramenta eficaz na valorização cultural e na regulação emocional no ambiente escolar, promovendo empatia, inclusão e bem-estar. A ausência da expressão artística musical nos planos pedagógicos representa uma limitação ao pleno aproveitamento como recurso formativo e transformador. Contribuições para enfermagem/saúde: Além de promover o bem-estar emocional no ambiente escolar, a música fortalece vínculos e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, o enfermeiro, como educador em saúde, pode utilizar a música em ações preventivas e educativas, colaborando para a criação de ambientes mais acolhedores, saudáveis e acolhedores da música como elemento desenvolvimento humano em uma linguagem intercultural." 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